Previsão de pancadas de chuva e trovoadas em todo o Estado de São Paulo devido a passagem de uma nova frente fria. O acumulado promete ser elevado e há risco inclusive de alagamentos intransitáveis sobre o centro e norte do Estado, regiões de Avaré, Araçatuba, Lins, Araraquara, Catanduva e São José do Rio Preto, Bauru, Franca, Ituverava, Barretos e Ribeirão Preto.
Na quarta-feira, a formação de uma área de baixa pressão sobre o Estado de São Paulo reorganiza a umidade da Amazônia e volta a causar chuva mais constante e forte sobre vários municípios paulistas. As chuvas começarão ainda na madrugada e prosseguirão até o fim do dia, passando por todas as regiões paulista, incluindo a Capital, onde há risco de transtornos como alagamentos. E por conta do tempo mais fechado, a temperatura máxima voltará a cair.
Na quinta-feira, depois de uma manhã com chuva fraca, a partir do início da tarde volta a chover forte sobre o Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira, além da Grande São Paulo. Durante a noite, a precipitação se intensifica sobre o Vale do Ribeira e litoral sul do Estado, inclusive com potencial para alagamentos intransitáveis.
E a semana vai terminar com tempo instável no Estado de São Paulo. Segundo os meteorologistas da Somar Meteorologia, há previsão de chuva forte e altos acumulados nas regiões de Bauru, Presidente Prudente e Araçatuba, Serra da Mantiqueira, Campinas, Serra Negra, Piracicaba, Pirassununga, São Carlos, Araraquara, Bauru e Lins. No fim de semana, a chuva diminui e a temperatura entra em declínio.
Previsão para outubro
Segundo previsão da Somar Meteorologia, apesar das chuvas dessa semana, outubro será um mês com precipitações irregulares no Estado de São Paulo. Assim como em setembro, os maiores acumulados deverão ficar concentrados sobre a região de divisa com o Paraná. A medida em que se avança para o norte paulista, região da bacia do Rio Grande, os acumulados deverão diminuir. Além disso, um mês de chuva irregular normalmente é um mês quente, por isso, a temperatura deverá ficar acima da média em todo o Estado de São Paulo.
—
Deliane Assis
Assessora de Imprensa – Somar Meteorologia