Chuvas retornam ao RS e prosseguem até o começo da próxima semana

0

A quarta-feira ainda amanheceu com temperaturas mais baixas no Rio Grande do Sul, com mínima de 9,6°C em São José dos Ausentes e de 9,3°C em Bagé. Mas no decorrer do dia o sol predomina no Estado e os termômetros disparam, chegando aos 28°C em Porto Alegre, 29°C em Rio Pardo e 30°C em São Borja. Além disso, a umidade relativa do ar cai para algo em torno dos 35% na fronteira com o Uruguai e o índice ultravioleta fica elevado, chegando a 13 no extremo norte do Estado em uma escala que vai até 15.

O tempo seco dura pouco e, no decorrer da quinta-feira, a chuva retorna para boa parte do Rio Grande do Sul devido a formação de uma frente quente sobre a Região Sul. Ainda pela manhã a chuva atinge o Alto Uruguai e a partir da tarde se espalha, atingindo as regiões central, oeste e norte do Estado. Segundo previsão da Somar, somente na metade sul gaúcha o tempo permanecerá seco e ensolarado e na Capital o potencial para chuva é menor. Apesar das expectativa de baixos acumulados, algumas cidades do norte e oeste do Estado podem registrar temporais, com trovoadas e ventos fortes. E mesmo com o retorno da chuva, faz calor em todo o Estado.

A sexta-feira segue com tempo instável no Estado e há previsão de chuva a qualquer momento, alternada com alguns períodos de melhoria. De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, a precipitação atinge boa parte do Rio Grande do Sul, inclusive a Capital. A única exceção fica por conta do extremo sul do Estado, onde o tempo fica seco. “Além das trovoadas e rajadas de vento, a expectativa é de acumulados de chuva mais elevados sobre a Grande Porto Alegre, Litoral Norte, Serra, Planalto, Região Central, Missões e Fronteira Oeste”, diz o meteorologista. O calor continua e a máxima chega aos 31°C na Capital.

Segundo previsão da Somar, o tempo permanecerá instável no Rio Grande do Sul com pancadas de chuva alternadas com alguns períodos de melhoria até pelo menos a próxima segunda-feira. Espera-se elevado acumulado de chuva em todos os dias, o que aumenta o potencial para transtornos. E apesar da chuva, a temperatura não deve cair muito no fim de semana. Somente a partir da segunda-feira, a entrada de uma nova massa de ar polar aumenta a sensação de frio em todo o Estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui