Feira Internacional do Livro de Frankfurt se encerra com novos negócios

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O principal evento do setor editorial do mundo – a Feira Internacional do Livro de Frankfurt, realizada de 9 a 13 de outubro – possibilitou a abertura de novos mercados para as editoras brasileiras, tais como Índia, Coreia do Sul e outros países asiáticos, além da manutenção do relacionamento com países como Colômbia, Argentina, México, Espanha, França e Alemanha entre outros da América do Sul e da Europa.

A estimativa do projeto Brazilian Publishers (BP), iniciativa para promoção internacional do setor desenvolvida por meio de parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Câmara Brasileira do Livro (CBL), é de que a participação na feira possibilite um incremento de 8% nas exportações de direitos autorais ao longo dos próximos doze meses.

No ano em que o Brasil foi o país homenageado do evento, o que despertou amplo interesse da mídia alemã e internacional e do público, 168 editoras participaram do evento em um estande coletivo organizado em parceria pela CBL, pela Fundação Biblioteca Nacional e pela Apex-Brasil. A estimativa é que a edição de 2013 da Feira do Livro de Frankfurt tenha reunido mais de 7,5 mil expositores, de 111 países e, aproximadamente, 300 mil visitantes.

Dentre as editoras que estiveram no estande coletivo, 57 são associadas ao projeto Brazilian Publishers Outras 56 editoras, ainda iniciantes no mercado internacional, receberam uma ampla capacitação oferecida pelo BP que incluiu workshops e consultorias voltadas para a questão das exportações de direitos autorais e à preparação prévia para uma feira de grande porte.

“A participação na Feira do Livro de Frankfurt foi uma excelente plataforma de negócios para as editoras brasileiras. Um grande número de compradores e formadores de opinião de todo o mundo teve acesso ao conteúdo brasileiro. A divulgação da produção criativa do nosso país é um objetivo da Apex-Brasil e se reverte em um maior interesse pelos produtos brasileiros de todos os setores”, afirma Mauricio Borges, presidente da Apex-Brasil.

“A exposição do Brasil como país homenageado deu grande visibilidade ao país e angariou novos visitantes para o nosso estande coletivo. Os editores brasileiros estão cada vez mais profissionalizados e trouxeram para Frankfurt um conteúdo de alta qualidade. Isso, certamente, se refletirá em um incremento dos negócios a médio e longo prazos”, afirma Karine Panza, presidente da CBL.
Novos Negócios

A editora Melhoramentos, por exemplo, vendeu sete títulos para onze países durante a feira (entre eles, Canadá, Tailândia, Grécia e Rússia). “Quando vendemos direitos lá fora, conseguimos também um aumento do valor agregado do livro dentro do mercado interno. Mais leitores passam a se interessar por aquele título”, comenta Alfredo Weiszflog, presidente do conselho de administração da empresa.
Já a Cortez, especializada em títulos de ciências sociais e literatura infanto-juvenil, conseguiu vender 12 títulos, para países como Espanha e Colômbia e está em negociações com Arábia Saudita Coreia, China e Dinamarca. “Esta feira teve mais movimentos e mais interessados do que a do ano passado e conseguimos ótimos resultados”, conta Antonio Erivan Gomes.

Editoras que nunca haviam estado em Frankfurt, como Solisluna, Mar de Ideias, Casa dos Espíritos, entre outras, se surpreenderam com as boas possibilidades de negócios obtidas já nesta primeira participação. “Durante uma reunião com editores argentinos organizada pelo BP, fizemos um contato e estamos negociando a publicação de um livro do Leonardo Boff, além da participação do autor na feira do livro de Buenos Aires”, conta Daniella Riet, proprietária da Mar de Ideias.

“Tivemos um bom contato com editores da Índia e abrimos negociações com editoras da Áustria, França, Estados Unidos e Itália, interessados no livro Pastinha. Este é um livro infantil sobre o mestre da capoeira e o que nos disseram foi que, apesar de haver muitas publicações sobre a capoeira, eles ainda não conheciam algo voltado para este público infanto-juvenil”, relata Valéria Pergentina, da Solisluna.

Resultados do Brazilian Publishers
O projeto Brazilian Publishers tem possibilitado a presença das editoras brasileiras em diversos eventos no exterior, como as feiras de Guadalajara (México) e Bolonha (Itália), além de Frankfurt. As ações de promoção comercial também incluem a realização de missões comerciais e convites a compradores e formadores de opinião para visitar o Brasil e conhecer a indústria editorial. Além disso, o BP trabalha para identificar oportunidades de mercado, por meio de pesquisas de inteligência comercial e da realização de missões prospectivas.
Nos últimos anos, as empresas integrantes do projeto Brazilian Publishers vêm conseguindo bons resultados no aumento das exportações, tanto de vendas de livros físicos quanto de direitos autorais. Em 2010, elas venderam US$ 1,65 milhão em livros físicos para o exterior. Em 2011, o valor passou para US$ 1,85 milhão e, em 2012, atingiu US$ 2,4 milhões.

Já as exportações de direitos autorais passaram de US$ 495 mil em 2010 para US$ 880 mil em 2011 e para US$ 1,2 milhão em 2012, um incremento de 143%. No ano passado, Angola, Colômbia e Estados Unidos foram os três principais mercados alvo do projeto.
Ações do Brazilian Publishers (BP) RELACIONADAS À feira de frankfurt:

Conheça algumas ações realizadas pelo BP para dar ênfase à participação brasileira em Frankfurt:

Projeto Imagem – entre os dias 1º e 6 de julho de 2013, o projeto Brazilian Publishers realizou, no Rio de Janeiro, ação para divulgar o setor editorial brasileiro e promover a venda de direitos autorais. Intitulada Brazilian Publishing Experience, a iniciativa visou estreitar os laços comerciais de editoras nacionais com parceiros estrangeiros e divulgar a produção editorial brasileira no exterior. Neste ano, em que o Brasil é o país homenageado da Feira do Livro de Frankfurt, a Alemanha foi um dos países-alvo da ação. O Projeto Imagem reuniu representantes de editoras e jornalistas alemães e também da Espanha e dos Estados Unidos.

Seis autores em Frankfurt – Os autores brasileiros Ricardo Azevedo, Emico Okuno, Ilan Brenman, Ronaldo Simões Coelho, João Carrascoza e Luiz Antonio Aguiar foram selecionados para representar as editoras associadas ao BP e auxiliar na promoção de seus conteúdos na Feira do Livro de Frankfurt. Eles participaram de uma série de mesas de debate sobre o mercado editorial brasileiro e contribuíram para a divulgação do conteúdo nacional.

Missão Cultura Exportadora – o Brazilian Publishers organizou uma série de atividades para as 57 editoras iniciantes, tais como visita guiada aos principais pavilhões, reuniões com editores da Argentina, do Canadá e da Índia e eventos de networking.

Brasil – país homenageado
O estande coletivo do Brasil na feira teve 700 metros quadrados coordenados pela Fundação Biblioteca Nacional, Câmara Brasileira do Livro e Apex-Brasil. Já no pavilhão brasileiro, em um espaço de 2.500 metros quadrados, cerca de 70 escritores, convidados pela Fundação Biblioteca Nacional, representaram a literatura brasileira no evento. Também foram realizadas inúmeras intervenções artísticas no local. Ao todo, aconteceram 651 eventos literários e culturais em Frankfurt durante a feira, um recorde para a cidade.

O projeto “Brasil Convidado de Honra da Feira do Livro de Frankfurt 2013” foi coordenado por um comitê composto pelos Ministérios da Cultura e das Relações Exteriores, Fundação Biblioteca Nacional Fundação Nacional de Artes (Funarte) e Câmara Brasileira do Livro
Além da Biblioteca – o livro como obra de arte

Apresentar o livro como obra de arte foi a proposta da exposição “Além da Biblioteca”, atração da Feira do Livro de Frankfurt 2013 cuja iniciativa é dos projetos setoriais Brazilian Publishers e Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, parceria entre a Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT) e Apex-Brasil.

A mostra – exposta duas vezes em São Paulo (SP) e uma em Tóquio (Japão) – ocupou 55 metros quadrados, na área de Livros de Arte e Design. “Além da Biblioteca” tem como conteúdo trabalhos de 12 artistas brasileiros que têm no livro o seu objeto ou inspiração. Os artistas são representados por galerias vinculadas ao projeto Latitude e foram selecionados pela curadora Ana Luiza Fonseca. São eles: Edith Derdyk, Lucia Mindlin Loeb, Fabio Morais, Marcius Galan, Ana Luiza D. Batista, Chiara Banfi, Daniel Escobar, Jimson Vilela, Lucas Simões, Marcelo Silveira, Marilá Dardot e Odires Mlászho.

Evento Brazil in the World
Com o objetivo de apresentar a qualidade e variedade dos produtos brasileiros, em diversos setores, e possibilitar a interação entre empresários do país e importadores alemães e europeus, a Apex-Brasil realizou em Frankfurt, no dia 10 de outubro, o evento Brazil in the World. Entre os convidados estrangeiros estiveram importadores, supermercadistas, jornalistas, formadores de opinião e interlocutores internacionais dos setores de alimentos, artesanato, software educativo e conteúdo editorial.

“Nosso objetivo foi estimular novos relacionamentos e negócios entre as companhias brasileiras e importantes parceiros comerciais da Europa”, afirma o gerente do Centro de Negócios da Apex-Brasil em Bruxelas, Alex Figueiredo.

Softwares educacionais
O Brasil também levou soluções educacionais inovadoras para a Feira do Livro de Frankfurt. Reunidas no pavilhão de Conteúdo Digital, quatro empresas brasileiras de software se apresentaram sob a marca Brasil IT+, que identifica internacionalmente o setor de TI brasileiro, e demonstraram as suas soluções aos mais de 300 mil visitantes aguardados pelos organizadores. São elas: Bookess, Educandus, EvoBooks e P3D.

A P3D desenvolve softwares educacionais em realidade virtual e lançou simultaneamente na Feira de Frankfurt e nas lojas Android Market e App Store novos títulos de biologia desenvolvidos em realidade virtual que contém modelos 3D interativos, em inglês, português e chinês.
Já a EvoBooks, editora digital de conteúdo educacional que produz livros-aplicativos interativos e em 3D para o ensino fundamental, apresentou aos visitantes uma coleção, em Inglês, com cinco disciplinas: Matemática, Biologia, Química, Física e Geografia.
Já a Bookess lançou, em Espanhol, a sua plataforma online Bookess.com que desempenha os papéis de editora e de biblioteca, disponibilizando a licença de uso a interessados dos mais diversos países. E a Educandus apresentou no evento o seu portfolio de conteúdos e de jogos digitais.

A participação das empresas de software no evento foi organizada pelo projeto de promoção de exportação do setor de software e serviços de TI, desenvolvido em parceria pela Softex e a Apex-Brasil.

Assessoria de Imprensa Apex-Brasil

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