Rio de Janeiro – A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) aumentou em cinco das sete capitais, na terceira semana de maio, divulgou hoje (24), a Fundação Getulio Vargas (FGV). O índice subiu de 0,38% na segunda prévia do mês, para 0,40% na terceira.
Os dados mostram que foram registradas altas em Porto Alegre, onde o percentual quase dobrou (de 0,24% para 0,41%), em São Paulo (de 0,42% para 0,49%), no Rio de Janeiro (de 0,39% para 0,44%), em Belo Horizonte (de 0,54% para 0,57%) e no Recife (0,50% e 0,51%).
Por outro lado, Salvador e Brasília registraram queda do IPC-S na terceira prévia de maio. Em Salvador a variação foi de 0,05% para -0,30%; em Brasília a redução do índice foi de 0,64% para 0,59%.
Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil
Edição: Denise Griesinger
Presidente do Banco Central assegura que inflação está sob controle e cairá nos próximos meses
Wellton Máximo
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Depois de atingir picos no primeiro trimestre, a inflação começou a desacelerar e tende a continuar a cair nos próximos meses, disse o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini. Em audiência pública na Câmara dos Deputados, ele assegurou que os preços estão sob controle e que não há risco de o índice oficial fechar o ano acima do teto da meta.
De acordo com Tombini, o principal fator que manteve a inflação elevada no início de 2013 foi o choque nos preços dos alimentos, que dependem de fatores externos, não ligados à política monetária. Segundo ele, o início do ciclo de aumento da taxa Selic (juros básicos da economia) e o alívio nas pressões dos preços de determinados alimentos impedirão que a inflação fuja do controle.
Edição: José Romildo