Onda de calor atinge o Centro e Sul do Brasil

0

As frentes frias voltaram a ficar estacionadas mais ao sul do Brasil e por isso, uma massa de ar tropical toma conta do país e deixa as temperaturas elevadas. Ao contrário do que aconteceu em janeiro, quando os sistemas frontais avançaram com facilidade para a Região Sudeste, deixando boa parte do centro e sul sobre influência de massas polares.

Segundo previsão da Somar, no Sul do país faz calor principalmente no Rio Grande do Sul, onde a máxima passa dos 33°C no centro, oeste e sul do Estado nos próximos dias. Apenas no interior do Paraná e no centro e oeste de Santa Catarina, o excesso de chuva deixa a máxima mais baixa entre os dias 14 e 15 de fevereiro, com valores entre 21°C e 24°C. Um outro declínio de temperatura está previsto para ocorrer entre os dias 19 e 26 de fevereiro, que além de mais duradouro, atinge todo o centro e leste da Região Sul, com mínimas entre 12°C e 15°C e máximas entre 21°C e 24°C.

Para o Sudeste, a previsão é de temperatura elevada pelos próximos dez dias. Nesta semana, a máxima passa dos 33°C entre o norte do Espírito Santo e o nordeste de Minas Gerais e dos 30°C no norte do Rio de Janeiro e no norte e oeste de São Paulo. Somente a partir de 23 de fevereiro, uma frente fria avança pela costa do Sudeste, provocando declínio da temperatura no leste e sul de São Paulo, sul de Minas Gerais e sul do Rio de Janeiro.

No Centro-Oeste, Norte e Nordeste, o calor predomina pelos próximos 15 dias. No Centro-Oeste, destaque para os valores acima dos 33°C no norte e oeste de Mato Grosso e no oeste de Mato Grosso do Sul e dos 30°C em Goiás e Distrito Federal. No Nordeste, os termômetros também passam dos 33°C em todo o sertão nordestino e ficam entre 30°C e 32°C nas Capitais. Na Região Norte, as máximas acima dos 33°C serão registradas em Tocantins, leste e sul do Pará, sul do Amapá, norte e oeste de Rondônia e sudeste do Amazonas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui