Voluntários nas cerimônias da Copa das Confederações

0

Antes da primeira partida e da final da Copa das Confederações da FIFA 2013, 4.900 pessoas terão a oportunidade de pisar nos gramados do Estádio Nacional Mané Garrincha e do Maracanã antes mesmo dos jogadores. Esse será o número de voluntários selecionados para participar das cerimônias de abertura e de encerramento da competição, em Brasília e no Rio de Janeiro, respectivamente.

O início da festa será em 15 de junho, data em que Brasil e Japão entram em campo pela Copa das Confederações. Antes da partida inaugural, 3.500 pessoas farão uma apresentação artística para celebrar a realização do evento no país e marcar o primeiro passo rumo à Copa do Mundo da FIFA 2014. Já na final, em 30 de junho, 1.400 voluntários encerrarão a Copa das Confederações no Maracanã, antecipando a final do torneio.

O Brasil Voluntário vai selecionar sete mil pessoas para atuar durante a Copa das Confederações da FIFA 2013 e outros 50 mil para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Para participar, é necessário ter no mínimo 18 anos (não há limite para participar), residir no Brasil e ter disponibilidade de horário. O prazo para se candidatar vai até 16 de fevereiro.

Inscrições – Para se inscrever para participar dos espetáculos, os interessados devem acessar o sítio do programa e fazer o cadastro. Como se trata de uma apresentação artística, os interessados deverão ter bastante tempo livre para participar de todos os ensaios e treinamentos previstos. Todas as informações serão divulgadas por meio da rede social e do Portal Brasil Voluntário.

Como as apresentações serão realizadas em Brasília e no Rio de Janeiro, a preferência será por selecionar voluntários que morem nas cidades ou em regiões próximas. Além de os voluntários que participarão efetivamente da coreografia, serão selecionadas mais 210 pessoas para atuar na organização e servir de apoio no dia das cerimônias, sendo 120 em Brasília e 90 no Rio.

Rede social – Em seu quarto dia após o lançamento, a rede social do Brasil Voluntário já registra números expressivos. São mais de 23 mil inscritos e um alto nível de participação. Até o fim da manhã da sexta-feira (25), os usuários já haviam publicado mais de 850 mil postagens e comentários e cerca de quatro mil fotos. Além de contribuir para o sucesso dos eventos, os candidatos a voluntário demonstram consciência da importância da Copa para a imagem do país no futuro. Outro fator bastante abordado pelos usuários é a experiência do voluntariado como algo positivo para o currículo profissional. “Além de poder conhecer mais sobre o meu país, isso enriquece meu currículo”, postou Alvino Ramos na rede social Brasil Voluntário.

FAB moderniza aviões para a segurança no Mundial

A Força Aérea Brasileira (FAB) irá modernizar cinco aeronaves modelo E-99, que têm um radar na parte superior para detectar, rastrear e identificar alvos aéreos e transmitir essas informações para centros de controle. De acordo com a FAB, a tecnologia estará disponível durante a Copa do Mundo de 2014.

Serão atualizados os sistemas de comando e controle, do radar de vigilância aérea e dos equipamentos de guerra eletrônica, incluindo as ferramentas para proteger a aeronave de interferências provocadas por inimigos. Foram compradas seis estações de planejamento e análise de missão, para treinamento e aperfeiçoamento das tripulações.

Os aviões são capazes de realizar missões de gerenciamento do espaço aéreo, posicionamento de caças e controle de interceptação, inteligência eletrônica e vigilância de fronteiras. Eles entraram em operação em 2002, como parte das aquisições para o controle e defesa da região Amazônica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui