Ação de formação continuada de professores

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O Centro de Estudos e Práticas Pedagógicas “Professora Adriana Josefa Ferreira Chaves” (Cenepp) da Unesp foi indicado como um dos três finalistas do Prêmio Santander 2014, categoria Formação Docente. O Centro desenvolve atividades de formação continuada para os professores da Unesp e realiza pesquisas em Pedagogia.

“A indicação como um dos finalistas, mais o número de participantes e o crescente interesse por nosso trabalho, demonstram que estamos em um bom caminho”, avaliou o José Carlos Pinheiro Ferreira, vice-coordenador do centro e professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia do Câmpus de Botucatu. “Nosso foco é contribuir para um aprimoramento da prática dos docentes da Universidade, evoluindo no Ensino dos nossos graduandos e pós-graduandos.”

O professor destacou a singularidade do projeto da Universidade no país. Segundo ele, não há nenhuma outra iniciativa nas universidades brasileiras parecida com o centro, e exclusivamente voltada para os próprios professores da instituição. “Pelo meu conhecimento, há uma universidade canadense com um trabalho semelhante ao nosso; mas com muitos mais anos de experiência”, disse.

Criado em 2012 como Unidade Complementar/Modalidade Instituto Especial, para desenvolver atividades de formação pedagógica e contínua de professores, o Cenepp está presente nas 34 unidades universitárias, localizadas em 24 municípios do Estado de São Paulo. O principal objetivo do centro é criar e manter espaços sociais e acadêmicos que possibilitem desenvolver atividades de formação pedagógica para professores da Unesp, de forma contínua e sistemática, visando à melhoria da qualidade de ensino, articulados à pesquisa, à extensão e à construção de uma prática social compromissada com a cidadania (Resolução Unesp, 154/2012).

As ações do centro, bem como suas diretrizes, são debatidas e determinadas pelo Conselho Pleno, que tem a presidência do pró-reitor de Graduação Laurence Duarte Colvara, a coordenadora professora Alessandra Lopes de Andrade, da Faculdade de Ciências (FC), Câmpus de Bauru, o vice Ferreira, e mais 2 representantes dos professores e seus suplentes, um representante dos servidores técnico-administrativos, também com seu suplente. O conselho conta também com 11 coordenadores regionais ligados aos pólos das unidades.

O CENEPP é constituído por 185 professores de diferentes áreas do conhecimento, envolvidos com o planejamento e desenvolvimento de atividades de formação continua. O seu Plano de Desenvolvimento possui metas e ações que articulam a formação pedagógica do professor às atividades de ensino, pesquisa e extensão. São as áreas de atuação: Formação pedagógica contínua de professores; Assessoria pedagógica aos cursos de graduação; Desenvolvimento de pesquisas; Divulgação científica; Atuação em cursos de pós-graduação.

Suas atividades, de acordo com os coordenadores, são voltadas para a formação pedagógica e contínua de todos os docentes da Unesp. Segundo o Anuário Estatístico de 2014, somam-se 3.730 professores, que podem participar das ações em diferentes momentos da carreira e com atuações pedagógicas em diferentes áreas do conhecimento e cursos de Graduação. Eles – os professores – são convidados e podem participar das atividades de formação pedagógica e contínua.

Para atendê-los, são planejadas e desenvolvidas, anualmente, atividades centrais, como as Oficinas de Estudos Pedagógicos (OEP), oferecidas duas vezes no ano, além de outras organizadas localmente. “Mesmo com a adesão voluntária, cerca de 67%, isto é, em torno de 2.500 dos docentes já participaram de pelo ao menos uma atividade do CENEPP central ou local”, informou o vice-coordenador.

“O trabalho do centro contribui indireta e diretamente para a Educação do Estado de São Paulo, com foco no Ensino Superior. Contudo, também influência na qualidade do Ensino Básico, quando incide na formação dos professores dos cursos de Licenciatura, além do conhecimento gerado em suas pesquisas sobre práticas pedagógicas”, salientou o pró-reitor Colvara.

A história do Centro
A ação junto aos docentes da Universidade, focada na formação pedagógica continuada, teve seu início no ano de 2006. Sob a gestão da professora Sheila Zambello de Pinho, a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) implantou o Programa de Oficinas de Estudos e Práticas Pedagógicas – OEP. Em 2008, o programa transformou-se no Núcleo de Estudos e Práticas Pedagógicas (Nepp).

“Na carreira de professor do Ensino Superior, é muito valorizado o conhecimento de sua área específica, mas não é cobrado o de prática pedagógica. Assim, essa iniciativa da Prograd veio preencher essa lacuna, e contribuir para o aprimoramento nas aulas de graduação e também de Pós-Graduação”, destacou o professor Ferreira.

Uma homenagem
Em 2012, o Núcleo transformou-se em Centro e recebeu o nome da professora Adriana Josefa Ferreira Chaves, da FC, falecida no dia 27 de fevereiro de 2010. Adriana foi uma das idealizadoras do trabalho de formação continuada e integrou, desde o inicio, a equipe do programa.

“A proposta em homenagear a professora dando seu nome ao Centro foi feita pelos próprios integrantes do grupo que começou o trabalho das oficinas pedagógicas”, contou a professora Sheila, hoje diretora-presidente da Fundação para o Vestibular da Unesp (Vunesp).

Daniel Patire

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