O lançamento da obra ‘Livros de autoajuda adaptados ao público infantojuvenil: estratégias linguístico-discursivas’, de Marília Lima Pimentel, acontecerá no dia 19 de julho, sábado, às 19 h, no auditório do colégio Dom Bosco, localizado na Rua Almirante Barroso, 986, em Porto Velho, RO.
O livro, lançado pela Paco Editorial, é o resultado de uma pesquisa realizada pela autora, durante o doutorado, cuja defesa da tese aconteceu em agosto de 2012, junto ao Grupo de Pesquisa em Semiótica da faculdade de Ciências e Letras da Unesp, Câmpus de Araraquara-SP. Inicialmente, esse grupo de pesquisa denominava-se Grupo de Estudos sobre Leitura (GELE) e abrigava um conjunto de pesquisadores de graduação e de pós-graduação em torno de questões relativas à leitura. Foi nesse contexto que Marília iniciou seu trabalho e propôs investigar a literatura de autoajuda adaptada ao público infantojuvenil brasileiro.
Em um cenário de inquietação e de incertezas, no qual as identidades não são mais fixas, nem definitivas, os livros de autoajuda parecem desejar produzir as respostas para todos os dilemas. As respostas das quais todos precisam, adultos ou crianças, estariam nos livros de autoajuda? Ou as pessoas estão se equivocando no modo de perguntar sobre a vida, sobre os dilemas, enfim, sobre o estar no mundo? Este livro promove reflexões sobre essas e outras questões que permeiam a contemporaneidade.
No mercado editorial, há uma busca frenética por nichos de mercado. Um dos mais produtivos nichos das últimas décadas, no Brasil, tem sido o dos livros de autoajuda. Inicialmente produzidos para um público adulto, muito rapidamente, o mercado percebeu a existência de leitores potenciais desse tipo de literatura: o público infantojuvenil. Neste livro, a pesquisadora apresenta as estratégias linguísticas e discursivas levadas a termo para delinear a imagem de leitor que os livros de autoajuda construíram, projetaram e idealizaram, a fim de criar a necessidade desse tipo de literatura no público infantojuvenil e, consequentemente, o seu consumo.
“A obra é destinada a quem se interessa pelo comportamento da sociedade contemporânea por meio das formas de leitura. Por essa razão, convidamos os leitores a dialogar, pelo processo de leitura”, convidou a autora.