Durante encontro com empresários da região de Jundiaí (SP), o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Benjamin Steinbruch, comentou as medidas anunciadas pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega.
Para Steinbruch, apareceu uma luz no fim do túnel. “A gente está começando a ter um resultado das tentativas de conversa com o ministro [Guido] Mantega”, disse Steinbruch em entrevista a jornalistas. “O governo percebeu essa necessidade. Estou otimista. A reunião foi positiva e saímos motivados para buscar uma solução. E acho que conseguimos e que nos próximos 10 dias vamos ter alguma coisa consistente”, acrescentou.
Segundo o presidente da Fiesp, empresas de diversos setores – inclusive do varejo – estão passando por dificuldades no dia a dia e é necessário que o governo adote soluções de curtíssimo prazo para desafogar a indústria.
“Caiu o mercado. Houve uma redução concreta do mercado interno. Em todos os setores teve uma queda de 20%, 30%. O custo de carregar estoque é enorme, com esses juros que estamos pagando, é inviável.”
Para Steinbruch, um dos caminhos é a exportação. “Melhorando a exportação vai melhorar o mercado interno também.”
Outra ação necessária, de acordo com o presidente da Fiesp, é uma desvalorização do real. “Acredito que uma desvalorização cambial seria muito eficaz nesse momento. Abriria uma porta para a exportação”, disse Steinbruch, afirmando que essa medida também fortaleceria a indústria brasileira no mercado interno ao inibir “um pouquinho” as importações.
“Para melhorar, o mercado interno precisa de mais crédito com juros menores. Por isso, acredito que vai demorar um pouco para retomar. O que podemos fazer é tentar abrir a porta para a exportação e tomar cuidado com alguns setores específicos”, disse Steinbruch.
“Ninguém quer parar e ninguém quer demitir”, assinalou o presidente da Fiesp. “Temos que interagir rapidamente. O governo entendeu. É uma questão que tem que ser resolvida de imediato, se não vamos ter problema sério”, concluiu.
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP
Assessoria de Jornalismo Institucional