O furacão Arthur, que se formou na última terça-feira, está agora com ventos de 117km/h e avança pelo mar em direção a costa leste dos Estados Unidos. No momento, a tormenta é classificada na categoria 1, da escala Saffir-Simpson, que vai de 1 a 5. O fenômeno se encaminha para o litoral da Flórida e da Geórgia.
De acordo com os meteorologistas da Somar, o sistema tende a ganhar força nas próximas horas e atingir 135km/h nesta sexta-feira, feriado da Independência nos Estados Unidos. A tormenta chegará a Geórgia e Carolinas do Norte e do Sul. Há alerta vermelho de chuvas e ventos fortes para as cidades de Hatteras e Kitty Hawk.
Arthur é o primeiro furacão a se aproximar da costa leste dos Estados Unidos desde o Furacão Sandy, de 2012, que provocou prejuízos em diversas cidades, mas em especial Nova York. Desta vez, Arthur não parece se dirigir para esta área.
A temporada de furacões no Oceano Atlântico vai de maio a setembro, mas o ápice das tormentas ocorre entre os meses de julho e agosto, em pleno verão no Hemisfério Norte. Justamente quando as águas do mar estão mais aquecidas e dão sustentação aos furacões.
Escala de furacões
A escala que mede a intensidade dos furacões é a Saffir-Simpson. O nível mais fraco é quando a tormenta ainda é uma depressão tropical. Quando o furacão já é considerado de categoria 1, quer dizer que os ventos vão de 119km/h a 153km/h.
Na categoria 2, as rajadas de vento variam de 154km/h a177km/h. A categoria 3 é quando o furacão chega aos 210km/h e na 4 os ventos atingem até 249km/h, acima disso a tormenta já se encaixa na categoria 5, que é a mais forte de todas.