A Agência Unesp de Inovação promove a primeira competição de inovação tecnológica Unesp Inovação 2014, que tem como objetivo aprofundar o debate sobre inovação e comercialização de tecnologia e promover o espírito empreendedor entre os estudantes da Unesp.
Estudantes selecionados apresentarão produtos e serviços inovadores baseados em pesquisas acadêmicas ao mercado para receber feedback de jurados e melhorar conceitos relacionados a propriedade intelectual, marketing e distribuição.
Segundo o comitê I2P, a competição difere das tradicionais competições de planos de negócios pois as equipes são responsáveis por apresentar um produto ou uma tecnologia inovadora, única e que atinja as necessidades de um público-alvo específico definido pela própria equipe. “Este novo conceito busca ocupar o espaço entre a invenção que surge no meio acadêmico e a criação de novos negócios. Os estudantes devem elaborar o conceito do seu produto, explicar o motivo pelo qual o produto é inovador e definir e descrever o seu público-alvo, provando sua aplicabilidade prática”.
A competição será realizada seguindo a metodologia Idea to Product (I2P) criada em 2001 no Texas numa cooperação da Technology Entrepreneurship Society com o IC2 Institute. Segundo o site da I2P Global, o objetivo da competição é “aplicar o pensamento criativo em uma tecnologia (Idea) e desenvolver uma aplicação de mercado (Product) para tal tecnologia; criando, assim, um jogo entre uma tecnologia e uma real necessidade social ou mercadológica”.
O Evento final será nos dias 21 e 22 de agosto, com apresentação ao vivo para banca de jurados e escolha do vencedor.
Para mais informações, acesse:
Assessoria de Comunicação e Imprensa