Inverno começa neste sábado

0

O outono está chegando ao fim e o inverno começa no sábado (21), exatamente às 7h51. E é neste momento em que o Hemisfério Sul do planeta receberá a menor quantidade de energia proveniente do sol. É neste dia em que a noite é a mais longa do ano. A partir do segundo dia do inverno, as noites vão ficando cada vez menos extensas, mas ainda serão mais duradouras que o dia.

Se você gosta de frio intenso, este inverno vai te decepcionar. “O friozinho pode até aparecer, mas não deverá ser tão forte quanto no ano passado” – afirma o meteorologista da Somar, Celso Oliveira. Isso vai ocorrer porque as ondas de frio ficarão mais ao sul, entre Chile, Argentina e Uruguai, e vai avançar pouco sobre o Brasil. A previsão da Somar Meteorologia é de temperaturas mais elevadas que o normal na maior parte do país nos próximos meses, e serão mais perceptíveis a partir do fim da estação.

A temperatura fica baixa no Sul, com mínima (temperatura registrada de madrugada) entre 6ºC a 8ºC na serra de Santa Catarina e abaixo dos 6°C na serra da Mantiqueira. Já a temperatura máxima (registrada à tarde) oscila bastante. É a época em que temos as maiores diferenças entre o norte e o sul do Brasil. Enquanto que na Campanha Gaúcha e na Serra Catarinense a máxima não chega aos 18°C; entre o nordeste do Mato Grosso e o interior do Piauí é comum a temperatura chegar aos 35°C.

Em relação à chuva, o volume acumulado vai ficar acima da média climatológica na Região Sul e no Mato Grosso do Sul. Tal fato vai acontecer porque as frentes frias ficarão mais bloqueadas sobre a Região Sul. “Isso ocorre devido ao aquecimento das águas do Pacífico e formação de um fenômeno El Niño” – explica o climatologista Paulo Etchuchury.

No inverno, as maiores precipitações ocorrem somente nos extremos do país. Com mais de 500mm no Sul (serra gaúcha e no oeste de Santa Catarina). Na costa leste do Nordeste, o acumulado costuma passar dos 400mm ( entre Alagoas e Pernambuco). E na Região Norte, chove mais de 800mm no noroeste do Amazonas.

O inverno é uma estação de pouca chuva sobre o Sudeste e Centro-Oeste. O acumulado não passa dos 100mm em boa parte destas regiões de julho à agosto.

Se o nível das represas que compõe o Sistema Cantareira não aumentou no verão, não será no inverno que isto vai acontecer. Portanto, os paulistanos vão ter que continuar economizando água.

Aline Cardoso
Assessora de Imprensa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui