Uma frente fria vai chegar ao Estado do Rio de Janeiro nesta quarta-feira e a chuva será intensa e contínua entre o litoral e a região serrana. Em Angra dos Reis, a previsão da Somar Meteorologia é que chova cerca de 26mm, o valor corresponde a quatro dias de chuva na cidade. Na capital fluminense o volume de água também deve passar dos 20mm.
O que mais preocupa é que a chuva deve cair ao longo de todo dia, o que pode trazer transtornos como alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas. Entre Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo, também deve chover forte na quarta-feira. Os meteorologistas alertam que a chuva virá acompanhada de ventos e descargas elétricas.
“O acumulado pode passar dos 60mm. Por um lado, é bom: esta chuva atinge os reservatórios (ainda que eles precisem de precipitação mais persistente, pois é preciso umedecer o solo para depois elevar os níveis e vazões)”, explica o meteorologista Tiago Robles.
Outro destaque no Rio de Janeiro será a queda na temperatura. Amanhã, com a chuva, os termômetros não vão passar de 27°C. Em Petrópolis a mínima será de 17°C e a máxima de 26°C.
Na quinta-feira, apesar do tempo instável, as chuvas perdem força no Sudeste.
Rafaela Fávaro
Comunicação e Marketing