A professora Maria Rita Marques de Oliveira, do Instituto de Biociências (IB) da Unesp, Câmpus de Botucatu, se reuniu com os representantes da presidência do Conselho Sul-Americano de Ciência, Tecnologia e Inovação da União das Nações Sul-Americanas (COSUCTI da Unasul) para discutir as próximas iniciativas da Rede de Soberania e Segurança Alimentar.
Lançado oficialmente em maio deste ano, a Rede SSAN Unasul é parte do Programa de Pesquisa, Extensão e Ensino em Soberania e Segurança Alimentar Nutricional Sustentável, proposto pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil para a Unasul. A professora de Botucatu, como coordenadora do Núcleo de Segurança Alimentar e Nutricional da Unesp, foi escolhida como diretora técnica do programa.
A Rede é uma iniciativa que visa a cooperação regional e integração dos países preocupados em garantir a qualidade dos alimentos e o abastecimento para populações em situação de risco, inclusive risco de escassez causada por desastres naturais.
A reunião ocorreu no consulado do Equador, em São Paulo – uma vez que o andino tem a presidência pro-tempore do conselho -, e contou com a presença de seu representante, Diego Fernando Vega Cevallos. Além do representante, também estiveram presentes o subsecretário de Pesquisa Científica do Equador, Jaime Felipe Medina Sotomayor, o coordenador de relações internacionais do Equador, Vicente Benito Gil, e a professora Thabata Koester Weber, também profesora do IB, da Unesp.
Por ser uma rede recém-criada, o representante equatoriano destacou que ainda é necessário deixar claro aos demais membros da rede quais serão as atividades previstas no programa. Nesse sentido, a solução proposta pela professora Maria Rita foi a criação de uma página na internet onde serão divulgadas essas atividades e que também permitirá ouvir opiniões dos demais participantes da rede. A página também apresentará o trabalho que vem sendo realizado no Núcleo de Segurança Alimentar e Nutricional da Unesp, que vai orientar as ações da rede.
A professora de Botucatu sugeriu ainda a criação de uma revista de divulgação científica que trate do tema da segurança alimentar e nutricional e o desenvolvimento de programas de TV que divulguem as ações da SSAN nos países membros. “A nossa reunião foi muito importante, tanto como meio de atualização e esclarecimento de dúvidas, quanto para estabelecer estratégias de divulgação do trabalho e aprovação do estatuto do programa”, afirmou a professora Maria Rita. As propostas desta reunião de trabalho serão submetidas à aprovação dos ministros de Ciência e Tecnologia dos países membros da Unasul durante reunião que acontecerá no dia 24 de julho, no Uruguai.
Unesp – Universidade Estadual Paulista