Greve dos bancos: Procon-SP dá dicas para que clientes não tenham prejuízo

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Diante da paralisação dos funcionários dos bancos, que se iniciou nesta terça-feira (6), a Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, dá dicas ao consumidor sobre o que fazer durante a greve. Confira:

– embora a greve não afaste a obrigação do consumidor de pagar faturas, boletos bancários ou qualquer outra cobrança, a obrigação da empresa credora é oferecer outras formas e locais para que os pagamentos sejam efetuados;

– algumas redes de supermercados têm caixas específicos para o pagamento de faturas de água, luz, gás e telefone;

– para não ser cobrado de eventuais encargos e, ainda, para que seu nome não seja enviado aos serviços de proteção ao crédito, a recomendação do Procon-SP é que o consumidor fique atento aos prazos de vencimento das contas e entre em contato com a empresa para solicitar opções de formas e locais para pagamento, como internet, sede da empresa, casas lotéricas, código de barras para pagamento nos caixas eletrônicos, dentre outros;

– o consumidor deve documentar esse pedido (enviar e-mail ou anotar o número de protocolo de atendimento, por exemplo), para que, caso o fornecedor não disponibilize opções para quitar o débito, possa reclamar junto a um órgão de defesa do consumidor;

– para sua segurança, não aceite ajuda de estranhos ao utilizar os caixas eletrônicos.

Do Portal do Governo do Estado SP

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