Semana contra a Dengue em SP mobiliza 25 mil agentes

0

A Semana Estadual de Mobilização contra a Dengue vai até o dia 27 de novembro, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, em parceria com o Cosems-SP (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo). No total, cerca de 25 mil agentes de saúde, municipais e estaduais, participam das ações organizadas pelas prefeituras com base nas características e peculiaridades de cada município.

O objetivo da campanha é conscientizar os gestores municipais e a população em geral sobre a importância das ações de combate e prevenção ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.

Ações da campanha
Estão previstos mutirões para eliminação de criadouros do Aedes Aegypti, campanhas de conscientização em espaços públicos, escolas e junto aos meios de comunicação sobre prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, panfletagem, palestras e divulgação de informações sobre sinais e sintomas da doença, entre outras ações.

“O combate à dengue requer esforços do poder público em parceria com a população, uma vez que 80% dos criadouros do mosquito estão no interior das residências. Esta semana especial será um importante alerta para mobilizar as pessoas em torno do enfrentamento da doença e da guerra contra o Aedes Aegypti”, afirma David Uip, secretário de Estado da Saúde de São Paulo.

O que já está sendo feito
Desde janeiro, a Secretaria vem encaminhando agentes estaduais da Sucen para apoiar os municípios de diferentes regiões do Estado em ações de nebulização, além do envio de máquinas pesadas.

Em setembro, a pasta promoveu, na capital paulista, um grande encontro estadual sobre dengue para o qual foram convidados prefeitos e secretários municipais de saúde dos 645 municípios paulistas.

O evento teve como objetivo alinhar com todos os municípios do Estado estratégias conjuntas de enfrentamento dadengue e estreitar a articulação entre os órgãos. Foi definida a contratação de mais 500 agentes da Sucen, totalizando 1.000, para apoiar as ações das prefeituras.

Do Portal do Governo do Estado SP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui