Aplicação de Jogo educativo facilita o aprendizado de química

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Agência FAPESP – Um trabalho de mestrado realizado no Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela FAPESP, desenvolveu um jogo educativo que pode ser usado como ferramenta de apoio ao professor em sala de aula. A iniciativa facilita a fixação do conteúdo de química previsto no currículo escolar do ensino médio.

O mestrado, intitulado “Aplicação do Jogo Ludo Atomística no Ensino de Química”, produziu o game , no âmbito do projeto de extensão universitária .

O projeto teve início em 2013, por iniciativa de Marcelo Fernandes, aluno do mestrado profissional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) na área de educação no ensino de química.

O game é constituído por 200 questões de múltipla escolha, acessadas aleatoriamente durante as jogadas, sobre modelos atômicos, conceito de elementos químicos, distribuição eletrônica e íons, sendo cerca de 50 questões sobre cada tema.

Para analisar o andamento dos alunos, o professor responsável pela aplicação do jogo conta com uma área exclusiva no Portal Ludo Educativo, podendo ter acesso aos rankings das turmas e também ao desempenho individual de cada estudante.

O jogo foi desenvolvido com a tecnologia HTML 5 e não exige a instalação de programas no computador. Pode ser acessado pelo endereço: .

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