Importância do Programa Nascentes na qualidade dos recursos hídricos de SP

0

A presença de cobertura vegetal em bacias hidrográficas traz a regularização dos rios e a melhora na qualidade da água. Desta preocupação surgiu o Programa Nascentes, desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, que tem o objetivo de restaurar 20 mil hectares de matas ciliares.

Proteger seis mil quilômetros de cursos d’água: o programa tem o objetivo de aliar conservação da biodiversidade à qualidade da água. O projeto envolve proprietários locais, prefeituras, sindicatos, ONGs, secretarias de Estado, associações e cooperativas. A iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, conta com investimentos públicos e privados.

Dispostas ao longo das margens dos cursos d’água, as matas ciliares são importantes pois formam uma interface dinâmica entre os sistemas aquáticos e terrestres, trazendo benefícios como a diminuição do escoamento superficial das águas das chuvas, o que acaba minimizando os processos erosivos e favorecendo a conservação dos recursos hídricos.

Inicialmente, as ações do governo abrangem as bacias hidrográficas do Alto Tietê, Paraíba do Sul e Piracicaba/Capivari/Jundiaí, regiões que concentram mais de 30 milhões de habitantes. Nesta etapa, o objetivo é recuperar 4.464 hectares de matas ciliares, uma área equivalente a 5.400 campos de futebol, utilizando 6,3 milhões de mudas de espécies nativas.

Atualmente, o programa já está na sua sétim frente. O governador Geraldo Alckmin participou no dia 30 de abril, em Itu, do plantio decorrente de compensação de Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA) do projeto. .

Para mais informações sobre o programa, acesse o .

Do Portal do Governo do Estado SP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui