FGV estima alta de 0,78% do Produto Interno Bruto de janeiro para fevereiro

2555

O Monitor do Produto Interno Bruto (PIB)-Fundação Getúlio Vargas (FGV) indica que o PIB (a soma de todas as riquezas produzidas pelo país) cresceu 0,78% de janeiro para fevereiro na série com ajuste sazonal, registrando a segunda variação mensal positiva consecutiva da série. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV).

O indicador estima mensalmente o PIB em volume e tem por objetivo, segundo a fundação, “prover a sociedade de um indicador mensal do PIB, tendo como base a mesma metodologia das Contas Nacionais do IBGE”.

Para o coordenador do monitor Claudio Considera, os dados confirmam os sinais de que a economia brasileira vem se recuperando. “É uma recuperação consistente e que já vem se verificando desde o ano passado”.

Ele disse que os números da média móvel trimestral, ao fechar fevereiro com expansão de 0,15%, confirmam a recuperação. Na comparação com o trimestre terminado em novembro de 2016, o PIB, ao expandir 0,15%, acusou a primeira taxa positiva após oito trimestres negativos consecutivos. “É de se esperar que este ano o PIB volte a fechar positivo, embora ainda não se possa mensurar a magnitude do crescimento”, afirmou Considera.

PIB vem apresentando recuperação

A FGV ressaltou, porém, que a taxa trimestral móvel do PIB no trimestre encerrado em fevereiro, quando comparada com o mesmo período do ano anterior, apresentou queda de 0,9%. Nesta comparação, no entanto, o PIB tem apresentado recuperação desde janeiro de 2016 quando a taxa apresentou recuo de 6%.

Segundo a FGV, no setor industrial, a única variação negativa apresentada nesta comparação é a da atividade de construção (-7%), enquanto que, no setor de serviços, apenas serviços imobiliários (+0,1%) e administração pública (+0,1%) tiveram variações positivas.

O consumo das famílias recuou 2% no trimestre fechado em fevereiro na comparação com o mesmo trimestre de 2016. Já em termos monetários, o PIB de fevereiro, em valores correntes, alcançou R$ 530,46 bilhões, acumulando no ano R$ 1,53 trilhão.

Nielmar de Oliveira – Repórter da Agência Brasil
Edição: Kleber Sampaio
24/04/2017

2555 COMENTÁRIOS

  1. Humm… Devo dizer que acho que ele melhorou bastante desde que começou a novella. E não digo isso por não gostar do Alain, mas acho que ele se sai melhor como GB. Parece uma cobra peçonhenta. Que raiva que senti dele vendo a agonia do Danilo e mesmo assim se fazendo de bom amigo!!!!! Todos estão pagando pelas consequencias dos seus actos, e o que ele e Dora fizeram foi muito triste, ocasionando numa tragédia que mudou a vida de todo mundo. Então ele tem sim que passar pelo que esta passando até mesmo para melhorar como pessoa. Eu não acredito que ele seja vilão, mas alguém que cometeu muitos erros no passado e que ainda não deu conta que precisa realmente abrir a mente e ver o que está errado. Apesar de muitos terem achado que o, “Cris, não me deixa. Eu te amo por nós dois” é uma declaração de amor, gente por favor, né??? Isso já beira a obssessão, e a Cris, assim como a Júlia, fecham os olhos para o que realmente deve ser levado em conta!!!! Essa autora é muito detalhista, e acredito que o segredo dessa novella esteja nas entrelinhas.

  2. Não nos esqueçamos que os titulos são muitas vezes sensacionalistas e quando a gente lê, perde um pouco do sentido que eles querem dar.

  3. Acredito que o que deixou a Cris surpresa foi por ter acreditado no que ele dizia (se bem que ela era meio tapadinha mesmo. Qualquer mulher teria ligado o sinal amarelo de alerta), e também, claro porque eles se gostam, isso não podemos negar… Mas o que realmente fica na minha mente são os paralelos que a autora coloca. Da Cris com o Alain, e dela/Julia com o Danilo. São as reacções que ela vai tendo nas situaçoes similares que ela vive com os dois, e claramente vemos que ela ama o Danilo e gosta do Alain.

  4. e neste caso quem é o André?
    O filho que Julia teve foi o André. Vamos lembrar que a autora disse que todos viriam com a aparencia que tinham na vida passada??
    So o André não sabemos porque ele era criança.

  5. A Isabel é muito inteligente. Ela sabia que seria mais eficiente a Cris não receber da parte dela, até porque nos que assistimos sabemos de tudo. O mesmo nao acontece com os personagens. Ela nao tem como saber que a Cris se decepcionou com o Danilo. Ela conhece o Alain. Sabia que ele nao iria querer mostrar a ela o que descobriu até porque eles, mal ou bem, estavam juntos de novo. Sendo assim, a consequência por Alain não ter aberto o jogo sobre o que descobriu, seria a Cris perdendo a confiança nele. E confiança quando se perde, é muito dificil voltar a ganhar. Portanto, foi uma tacada de mestre a da Isabel.

  6. Amei sua lógica. Também acredito que sera assim. stou super ansiosa para a entrada dele no tempo actual. Será um fotógrafo. Será descolado?????????? Uiiiiiiiii!!!!!! Como quero dia 17 chegue logo.

  7. mas vai que é a terapeuta… nao disse o nome dela ainda… e a cleide foi embora nao se sabe pra onde! Pode ser ela sim…

  8. Oi gente! A personagem da Letícia Persiles será a terapeuta do Daniel (reencarnação do Danilo) e vai aparecer na novela já na semana que vem. Pensei que ela seria a Cleide, a mãe do Jadson! rs <3

  9. Eu vi. Cris sonha com os cavalos e ele sonha com ela e com o quadro. “Interessante”.
    E a psicóloga será q se apaixonará por ele?

  10. Boa Noite
    Essa é primeira vez que comento sobre a novela.
    Bem, eu assisti hoje e acho que vou gostar de acompanhar.
    Mais, seria bom se alguém me falasse sobre a novela como ela é. Obg
    Sou bem tímida , mais falei ?
    É isso .
    Gostaria de um resumo sobre a novela.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui