FGV estima alta de 0,78% do Produto Interno Bruto de janeiro para fevereiro

2555

O Monitor do Produto Interno Bruto (PIB)-Fundação Getúlio Vargas (FGV) indica que o PIB (a soma de todas as riquezas produzidas pelo país) cresceu 0,78% de janeiro para fevereiro na série com ajuste sazonal, registrando a segunda variação mensal positiva consecutiva da série. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV).

O indicador estima mensalmente o PIB em volume e tem por objetivo, segundo a fundação, “prover a sociedade de um indicador mensal do PIB, tendo como base a mesma metodologia das Contas Nacionais do IBGE”.

Para o coordenador do monitor Claudio Considera, os dados confirmam os sinais de que a economia brasileira vem se recuperando. “É uma recuperação consistente e que já vem se verificando desde o ano passado”.

Ele disse que os números da média móvel trimestral, ao fechar fevereiro com expansão de 0,15%, confirmam a recuperação. Na comparação com o trimestre terminado em novembro de 2016, o PIB, ao expandir 0,15%, acusou a primeira taxa positiva após oito trimestres negativos consecutivos. “É de se esperar que este ano o PIB volte a fechar positivo, embora ainda não se possa mensurar a magnitude do crescimento”, afirmou Considera.

PIB vem apresentando recuperação

A FGV ressaltou, porém, que a taxa trimestral móvel do PIB no trimestre encerrado em fevereiro, quando comparada com o mesmo período do ano anterior, apresentou queda de 0,9%. Nesta comparação, no entanto, o PIB tem apresentado recuperação desde janeiro de 2016 quando a taxa apresentou recuo de 6%.

Segundo a FGV, no setor industrial, a única variação negativa apresentada nesta comparação é a da atividade de construção (-7%), enquanto que, no setor de serviços, apenas serviços imobiliários (+0,1%) e administração pública (+0,1%) tiveram variações positivas.

O consumo das famílias recuou 2% no trimestre fechado em fevereiro na comparação com o mesmo trimestre de 2016. Já em termos monetários, o PIB de fevereiro, em valores correntes, alcançou R$ 530,46 bilhões, acumulando no ano R$ 1,53 trilhão.

Nielmar de Oliveira – Repórter da Agência Brasil
Edição: Kleber Sampaio
24/04/2017

2555 COMENTÁRIOS

  1. serioo que bom que ela estará na fase atual será que ela terá alguma relaçao com o americo

  2. No resumo diz que ele tbm vai na psicologa e acabei de ver que quem vai interpretar vai ser a Letícia Persiles que faz a Maristela na vida passada

  3. Sim mas note que a Grace disse que eles são duas almas especiais que tem um resgate pra fazer nessa vida nao que eles sejam almas gêmeas e tem que ficar juntos. Todos sempre falam no grande amor da Julia pelo Danilo e que eles sim tiveram um amor infinito, fizeram promessas de se reencontrar em outras vidas e ate o Andre disse que eles sim é qua são almas gêmeas. Eu acho que a Cris e o Alain estão juntos nessa vida pra que ela o ajude a se tornar uma pessoa melhor mas não acredito que fiquem juntos.

    Mas talvez essa autora vai querer os empurrar guela abaixo, e faça com que eles fiquem juntos embora quase ninguém quer isso.

  4. Eu tô achando q ele, fascinado, vai indagar sobre a tela. Alguém vai contar pra ele a história da modelo do quadro. Ele deve buscar relatos na internet e descobri q estão fazendo um filme sobre ela em Rosa Branca. Aí ele vai pra lá.

  5. resumo com o personagem do Rafael Cardoso como Daniel na historia só quero ver como vão fazer com que ele vá até Rosa Branca

  6. Acabei de ver a abertura no globo play aparece primeiro Juliana Paes como o Fabio Assunção embaixo depois Marina Ruy Barbosa com o Felipe Simas embaixo e depois Vivianne Pasmanter embaixo Humberto Martins

  7. Faz sentido,pois um dia a Margot falou para a guardiã,eu só quero o bem da Cris e a guardiã respondeU.. será que foi sempre assim?

  8. A Cris ja tinha dado o fora no Alain,eles estavam separados quando Alain de um cata na Isabel,fiquei sem entender o piti dela.

  9. Demorou muito para o Danilo aparecer,eu torço muito por Cris e Danilo,eu não gosto desse ator que faz o Alain ele passa antipatia para todos os personagens,ele da mais para fazer um vilão como em Rock Story,mas ele de mocinho ninguem aguenta.

  10. Não é garantia,pois em totalmente demais o nome da Marina era ao do Fabio Assunsão e a Eliza ficou com o Jonatas o personagem do Simas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui