FGV estima alta de 0,78% do Produto Interno Bruto de janeiro para fevereiro

2555

O Monitor do Produto Interno Bruto (PIB)-Fundação Getúlio Vargas (FGV) indica que o PIB (a soma de todas as riquezas produzidas pelo país) cresceu 0,78% de janeiro para fevereiro na série com ajuste sazonal, registrando a segunda variação mensal positiva consecutiva da série. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV).

O indicador estima mensalmente o PIB em volume e tem por objetivo, segundo a fundação, “prover a sociedade de um indicador mensal do PIB, tendo como base a mesma metodologia das Contas Nacionais do IBGE”.

Para o coordenador do monitor Claudio Considera, os dados confirmam os sinais de que a economia brasileira vem se recuperando. “É uma recuperação consistente e que já vem se verificando desde o ano passado”.

Ele disse que os números da média móvel trimestral, ao fechar fevereiro com expansão de 0,15%, confirmam a recuperação. Na comparação com o trimestre terminado em novembro de 2016, o PIB, ao expandir 0,15%, acusou a primeira taxa positiva após oito trimestres negativos consecutivos. “É de se esperar que este ano o PIB volte a fechar positivo, embora ainda não se possa mensurar a magnitude do crescimento”, afirmou Considera.

PIB vem apresentando recuperação

A FGV ressaltou, porém, que a taxa trimestral móvel do PIB no trimestre encerrado em fevereiro, quando comparada com o mesmo período do ano anterior, apresentou queda de 0,9%. Nesta comparação, no entanto, o PIB tem apresentado recuperação desde janeiro de 2016 quando a taxa apresentou recuo de 6%.

Segundo a FGV, no setor industrial, a única variação negativa apresentada nesta comparação é a da atividade de construção (-7%), enquanto que, no setor de serviços, apenas serviços imobiliários (+0,1%) e administração pública (+0,1%) tiveram variações positivas.

O consumo das famílias recuou 2% no trimestre fechado em fevereiro na comparação com o mesmo trimestre de 2016. Já em termos monetários, o PIB de fevereiro, em valores correntes, alcançou R$ 530,46 bilhões, acumulando no ano R$ 1,53 trilhão.

Nielmar de Oliveira – Repórter da Agência Brasil
Edição: Kleber Sampaio
24/04/2017

2555 COMENTÁRIOS

  1. Acho o Rafael Cardoso muito bom ator que tem que descansar um pouco a sua imagem depois dessa novela ficar um tempo parado.
    Não tem como comparar o JVC com o ele mesmo sendo um bom ator e esta mostrando que é esta mandando muito bem nessa novela como fez com o personagem Lazaro em Rock Story.
    Rafael Cardoso tem anos de estrada na tv coisa que o João Vicente de Castro não tem.

  2. é meio difícil o Alain matar a Julia pq ele esta no presente vc quis dizer Gustavo Bruno.
    Acho que quem matou a Julia foi o Gustavo Bruno e a novela esta encaminhando para parecer ser a Dora para depois revelar que não foi ela.

  3. O Vicente preparou ela para aquela notícia mesmo assim foi de ?, ainda bem que em breve o Daniel aparece e as coisas vão melhorar.

  4. Eu ? também esse casal e pelo menos ela está querendo namorar alguém da idade dela ao contrário da Pati q só fala do Mauro Cesar.

  5. Quando falo em descolado, falo no modo de vestir, afinal ele é fotografo. Mas concord com você quanto a ele ser meio intro e desprendido do que é material. Engraçado a evoluçao dele de pintor para fotografo, ne? continua tendo que colocar no papel a forma como ele vê o mundo e as coisas. Acho que vamos amar ainda mais a versão actual do Danilo e acredito que sera um deleite para os nossos olhos.
    Agora mudando um pouco de assunto. Ficamos tao compenetrados no quartet protagonist, que nos esquecemos dos demais. Eu ainda nao assisti o cap de ontem ai no Brasil porque no meu pais estamos com um dia de atraso, mas pelas criticas, foi um cap cheio de emoçao, começando pelo Filipe Camargo e culminado com a Irene Ravache.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui