FGV estima alta de 0,78% do Produto Interno Bruto de janeiro para fevereiro

2555

O Monitor do Produto Interno Bruto (PIB)-Fundação Getúlio Vargas (FGV) indica que o PIB (a soma de todas as riquezas produzidas pelo país) cresceu 0,78% de janeiro para fevereiro na série com ajuste sazonal, registrando a segunda variação mensal positiva consecutiva da série. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV).

O indicador estima mensalmente o PIB em volume e tem por objetivo, segundo a fundação, “prover a sociedade de um indicador mensal do PIB, tendo como base a mesma metodologia das Contas Nacionais do IBGE”.

Para o coordenador do monitor Claudio Considera, os dados confirmam os sinais de que a economia brasileira vem se recuperando. “É uma recuperação consistente e que já vem se verificando desde o ano passado”.

Ele disse que os números da média móvel trimestral, ao fechar fevereiro com expansão de 0,15%, confirmam a recuperação. Na comparação com o trimestre terminado em novembro de 2016, o PIB, ao expandir 0,15%, acusou a primeira taxa positiva após oito trimestres negativos consecutivos. “É de se esperar que este ano o PIB volte a fechar positivo, embora ainda não se possa mensurar a magnitude do crescimento”, afirmou Considera.

PIB vem apresentando recuperação

A FGV ressaltou, porém, que a taxa trimestral móvel do PIB no trimestre encerrado em fevereiro, quando comparada com o mesmo período do ano anterior, apresentou queda de 0,9%. Nesta comparação, no entanto, o PIB tem apresentado recuperação desde janeiro de 2016 quando a taxa apresentou recuo de 6%.

Segundo a FGV, no setor industrial, a única variação negativa apresentada nesta comparação é a da atividade de construção (-7%), enquanto que, no setor de serviços, apenas serviços imobiliários (+0,1%) e administração pública (+0,1%) tiveram variações positivas.

O consumo das famílias recuou 2% no trimestre fechado em fevereiro na comparação com o mesmo trimestre de 2016. Já em termos monetários, o PIB de fevereiro, em valores correntes, alcançou R$ 530,46 bilhões, acumulando no ano R$ 1,53 trilhão.

Nielmar de Oliveira – Repórter da Agência Brasil
Edição: Kleber Sampaio
24/04/2017

2555 COMENTÁRIOS

  1. nesse mesmo video diz que tanto a dora como o o antepassado da alain se apaixonaram pelo danilo e a julia por isso se uniram para separa ló com a ajuda do primo do alain que era irmao dele na outra vida esse irmao os ajudou pelo dinheiro da julia

  2. concordo, edy! até quando o rafa não aparecer a novela vai ficar do mesmo jeito! :/

  3. Tbm achei isso… Tinha q dá um gás por que daqui a pouco fica chato demais tantos desmaios da Cris com pouca coisa acontecendo lá (vida passada) e cá (atualidade) .

  4. boa noite eu vi um video e segundo sse video o ante passado do alain ajudou a dora a separar a julia do danilo

  5. Na minha opinião, o novo resumo está muito massante, sem muitas expectativas. A novela tá no início ainda então a autora precisa dar um jeito de segurar a atenção do público.

  6. Oi Selma, eu recomendo a novela e estou gostando da história, do elenco e ainda é só comecinho daqui a pouco a novela vai ficar ainda melhor com o casal Junilo em cena.

  7. genteeee vcs viram que saiu uma materia que anda desaparecendo coisas do pessoal da figuração da novela e que eles estão sendo obrigados a levar apenas o necessário, e ficam com seus objetos pessoas nos bolsos dos figurinos

  8. talvez ela tinha um carinho por ele de amigo, mas ele deve que se aproveitou disso!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui