O Monitor do Produto Interno Bruto (PIB)-Fundação Getúlio Vargas (FGV) indica que o PIB (a soma de todas as riquezas produzidas pelo país) cresceu 0,78% de janeiro para fevereiro na série com ajuste sazonal, registrando a segunda variação mensal positiva consecutiva da série. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV).
O indicador estima mensalmente o PIB em volume e tem por objetivo, segundo a fundação, “prover a sociedade de um indicador mensal do PIB, tendo como base a mesma metodologia das Contas Nacionais do IBGE”.
Para o coordenador do monitor Claudio Considera, os dados confirmam os sinais de que a economia brasileira vem se recuperando. “É uma recuperação consistente e que já vem se verificando desde o ano passado”.
Ele disse que os números da média móvel trimestral, ao fechar fevereiro com expansão de 0,15%, confirmam a recuperação. Na comparação com o trimestre terminado em novembro de 2016, o PIB, ao expandir 0,15%, acusou a primeira taxa positiva após oito trimestres negativos consecutivos. “É de se esperar que este ano o PIB volte a fechar positivo, embora ainda não se possa mensurar a magnitude do crescimento”, afirmou Considera.
PIB vem apresentando recuperação
A FGV ressaltou, porém, que a taxa trimestral móvel do PIB no trimestre encerrado em fevereiro, quando comparada com o mesmo período do ano anterior, apresentou queda de 0,9%. Nesta comparação, no entanto, o PIB tem apresentado recuperação desde janeiro de 2016 quando a taxa apresentou recuo de 6%.
Segundo a FGV, no setor industrial, a única variação negativa apresentada nesta comparação é a da atividade de construção (-7%), enquanto que, no setor de serviços, apenas serviços imobiliários (+0,1%) e administração pública (+0,1%) tiveram variações positivas.
O consumo das famílias recuou 2% no trimestre fechado em fevereiro na comparação com o mesmo trimestre de 2016. Já em termos monetários, o PIB de fevereiro, em valores correntes, alcançou R$ 530,46 bilhões, acumulando no ano R$ 1,53 trilhão.
Nielmar de Oliveira – Repórter da Agência Brasil
Edição: Kleber Sampaio
24/04/2017
o elenco está bom mesmo! <3
ninguem sabe se o personagem dele vai estar no presente encarnado com outra aparencia, mais pelo que eu lí o rafael só irá aparecer nos anos 30
Também quero.
Arrasou mesmo, acho que o papel caiu muito bem para ela ?????.
Pode ser ?.
Super concordo!
Fica muito lindo!
Eu não shippo esse casal sei lá JV é meio estranho como protagonista.
eu acabei dee ler que a margot tem um filho desaparecido quem sabe esse filho nao será interpretado pelo rafael
Oi Rafinha! Eu não poderia deixar de assistir essa novela com esse elenco top.?
Lindo d+
sim, já que se ele é um dos misterios da trama como eu tinha dito, ele pode ter encarnado com outra aparencia
o primeiro capitulo esta aberto no globoplay
não sei pq se o personagem é um dos misterios da novela, provavelmente ele reencarnou com outra aparencia, então é uma pessoas que tem muito carinho por ela.
tomara mesmo porque nao vou aguentar ele como mocinho durante 6 meses ele é muito ruim como ator o lazaro nao saiu dele
verdade!
Ele fica bem de barba quando ela está bem aparada.
também! o danado fica lindo sem barba!
Quero o Rafael fazendo papel de mocinho e sem barba dessa vez. Por favor.
Vitória Strada arrasou na estreia! <3
https://uploads.disquscdn.com/images/79a1191ec33d522062010bd99b560710c9f9a80ee6b39535b57e811a05cc87b5.jpg