O Monitor do Produto Interno Bruto (PIB)-Fundação Getúlio Vargas (FGV) indica que o PIB (a soma de todas as riquezas produzidas pelo país) cresceu 0,78% de janeiro para fevereiro na série com ajuste sazonal, registrando a segunda variação mensal positiva consecutiva da série. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV).
O indicador estima mensalmente o PIB em volume e tem por objetivo, segundo a fundação, “prover a sociedade de um indicador mensal do PIB, tendo como base a mesma metodologia das Contas Nacionais do IBGE”.
Para o coordenador do monitor Claudio Considera, os dados confirmam os sinais de que a economia brasileira vem se recuperando. “É uma recuperação consistente e que já vem se verificando desde o ano passado”.
Ele disse que os números da média móvel trimestral, ao fechar fevereiro com expansão de 0,15%, confirmam a recuperação. Na comparação com o trimestre terminado em novembro de 2016, o PIB, ao expandir 0,15%, acusou a primeira taxa positiva após oito trimestres negativos consecutivos. “É de se esperar que este ano o PIB volte a fechar positivo, embora ainda não se possa mensurar a magnitude do crescimento”, afirmou Considera.
PIB vem apresentando recuperação
A FGV ressaltou, porém, que a taxa trimestral móvel do PIB no trimestre encerrado em fevereiro, quando comparada com o mesmo período do ano anterior, apresentou queda de 0,9%. Nesta comparação, no entanto, o PIB tem apresentado recuperação desde janeiro de 2016 quando a taxa apresentou recuo de 6%.
Segundo a FGV, no setor industrial, a única variação negativa apresentada nesta comparação é a da atividade de construção (-7%), enquanto que, no setor de serviços, apenas serviços imobiliários (+0,1%) e administração pública (+0,1%) tiveram variações positivas.
O consumo das famílias recuou 2% no trimestre fechado em fevereiro na comparação com o mesmo trimestre de 2016. Já em termos monetários, o PIB de fevereiro, em valores correntes, alcançou R$ 530,46 bilhões, acumulando no ano R$ 1,53 trilhão.
Nielmar de Oliveira – Repórter da Agência Brasil
Edição: Kleber Sampaio
24/04/2017
COMO O FLAVIO É VIOLENTO ACHEI DESNECESARIO O SOCO QUE ELE DEU NO AMERICO E FALANDO DELE A GENTIL GOSTA DELE COMO HOMEM E NÃO COMO FILHO
no site tv o foco no noticias da tv
não! onde saiu?
leu que a cris vai descobrir que a dora tinha uma queda pelo gustavo bruno
tomara que apareça
vamos aguardar! :)
saiu uma noticia de que a margot tem esse receio devido as viagens dela o passado, tipo que chegue um momento que ela não consiga voltar
será que o pedro já aparece nele?
espero que esteja melhor que o ultimo resumo
sim, lembro! mas acho difícil acontecer!
não vejo a hora! amanhã tem resumo novo! <3
gente vcs lembram que alguem falou de que a cris tipo ficasse em coma no presente sendo que estaria no passado como julia?saiu há poucos dias que a margot tá com receio de que a cris viaje tanto ao passado, que acabe chegando um momento que ela não consiga mais voltar pra o presente.
isso nao deve acontecer porque o danilo vai estar no presente tambem como o pedro quer dizer espero que nao aconteça
mas a edméia é bruxa né? não dá para acreditar nela!
muito lindo e nos sabemos quee eles vao se reencontrar na vida atual
audiencia nao é mesmo sinonimo de qualidade lado a lado por exemplo nao teve uma grande audiencia mais era uma otima novela e ganhou até o emy
cris e alain é atração e julia e danilo era maor!
desde as chamadas, nunca consegui shippar! rs
sim, ele é filho da júlia! <3
nem gosto de pensar nessa possibilidade! :(