FGV estima alta de 0,78% do Produto Interno Bruto de janeiro para fevereiro

2555

O Monitor do Produto Interno Bruto (PIB)-Fundação Getúlio Vargas (FGV) indica que o PIB (a soma de todas as riquezas produzidas pelo país) cresceu 0,78% de janeiro para fevereiro na série com ajuste sazonal, registrando a segunda variação mensal positiva consecutiva da série. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV).

O indicador estima mensalmente o PIB em volume e tem por objetivo, segundo a fundação, “prover a sociedade de um indicador mensal do PIB, tendo como base a mesma metodologia das Contas Nacionais do IBGE”.

Para o coordenador do monitor Claudio Considera, os dados confirmam os sinais de que a economia brasileira vem se recuperando. “É uma recuperação consistente e que já vem se verificando desde o ano passado”.

Ele disse que os números da média móvel trimestral, ao fechar fevereiro com expansão de 0,15%, confirmam a recuperação. Na comparação com o trimestre terminado em novembro de 2016, o PIB, ao expandir 0,15%, acusou a primeira taxa positiva após oito trimestres negativos consecutivos. “É de se esperar que este ano o PIB volte a fechar positivo, embora ainda não se possa mensurar a magnitude do crescimento”, afirmou Considera.

PIB vem apresentando recuperação

A FGV ressaltou, porém, que a taxa trimestral móvel do PIB no trimestre encerrado em fevereiro, quando comparada com o mesmo período do ano anterior, apresentou queda de 0,9%. Nesta comparação, no entanto, o PIB tem apresentado recuperação desde janeiro de 2016 quando a taxa apresentou recuo de 6%.

Segundo a FGV, no setor industrial, a única variação negativa apresentada nesta comparação é a da atividade de construção (-7%), enquanto que, no setor de serviços, apenas serviços imobiliários (+0,1%) e administração pública (+0,1%) tiveram variações positivas.

O consumo das famílias recuou 2% no trimestre fechado em fevereiro na comparação com o mesmo trimestre de 2016. Já em termos monetários, o PIB de fevereiro, em valores correntes, alcançou R$ 530,46 bilhões, acumulando no ano R$ 1,53 trilhão.

Nielmar de Oliveira – Repórter da Agência Brasil
Edição: Kleber Sampaio
24/04/2017

2555 COMENTÁRIOS

  1. isso mesmo leu que a cris ficará com medo de perder o alain para a isabel ela deveria é da lo de presente para a isabel

  2. Alain usando o mesmo anel de Gustavo Bruno na outra vida… Isso prova mais uma vez que o Alain não é o Danilo! rs

  3. Torço pelo Alain por motivos que ja falei. Sem paciência pra cara do RC.

  4. só porque voce esta cansada da cara do rafael cardoso a historia da novela é o amor entre julia e danilo cris e pedro a historia do alain é com a isabel

  5. rafa eu acabei de ler varios colunistas de tv elogiando o casal cris e alain e querendo eles juntos no final

  6. eu espero que seja o danilo nao quero ser tombada o alain e a cris nao tem quimica nenhuma

  7. Eu gostaria que fosse Alain, pq de vdd to cansada da cara do Rafael Cardoso. Podiam ter colocado outro ator.

  8. Vcs que tem acompanhado a novela com frequência, quem de fato é o par da Cris? Alain ou Danilo????

  9. ISABEL PEGADO O EX MARIDO DA SUA MELHOR AMIGA QUE SACANAGEM NELITA TEM TODA RAZÃO DE AGER ASSIM

  10. ESSA CRIS SÓ SABE SER INGÊNUA E FEDENDE QUEM NÃO MERECE, ISABEL FURA OLHO ELA AGORA DEU PRA DEFENDE A ISABEL

  11. ESSA CRIS É TODA INGÊNUA TODA AFRECALHADA NÉ POR QUE A ISABEL EM OUTRA VIDA FOI AMIGA DA JULIA QUE VAI QUEREM SER A SUA AMIGA NESSA VIDA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui