FGV estima alta de 0,78% do Produto Interno Bruto de janeiro para fevereiro

2555

O Monitor do Produto Interno Bruto (PIB)-Fundação Getúlio Vargas (FGV) indica que o PIB (a soma de todas as riquezas produzidas pelo país) cresceu 0,78% de janeiro para fevereiro na série com ajuste sazonal, registrando a segunda variação mensal positiva consecutiva da série. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV).

O indicador estima mensalmente o PIB em volume e tem por objetivo, segundo a fundação, “prover a sociedade de um indicador mensal do PIB, tendo como base a mesma metodologia das Contas Nacionais do IBGE”.

Para o coordenador do monitor Claudio Considera, os dados confirmam os sinais de que a economia brasileira vem se recuperando. “É uma recuperação consistente e que já vem se verificando desde o ano passado”.

Ele disse que os números da média móvel trimestral, ao fechar fevereiro com expansão de 0,15%, confirmam a recuperação. Na comparação com o trimestre terminado em novembro de 2016, o PIB, ao expandir 0,15%, acusou a primeira taxa positiva após oito trimestres negativos consecutivos. “É de se esperar que este ano o PIB volte a fechar positivo, embora ainda não se possa mensurar a magnitude do crescimento”, afirmou Considera.

PIB vem apresentando recuperação

A FGV ressaltou, porém, que a taxa trimestral móvel do PIB no trimestre encerrado em fevereiro, quando comparada com o mesmo período do ano anterior, apresentou queda de 0,9%. Nesta comparação, no entanto, o PIB tem apresentado recuperação desde janeiro de 2016 quando a taxa apresentou recuo de 6%.

Segundo a FGV, no setor industrial, a única variação negativa apresentada nesta comparação é a da atividade de construção (-7%), enquanto que, no setor de serviços, apenas serviços imobiliários (+0,1%) e administração pública (+0,1%) tiveram variações positivas.

O consumo das famílias recuou 2% no trimestre fechado em fevereiro na comparação com o mesmo trimestre de 2016. Já em termos monetários, o PIB de fevereiro, em valores correntes, alcançou R$ 530,46 bilhões, acumulando no ano R$ 1,53 trilhão.

Nielmar de Oliveira – Repórter da Agência Brasil
Edição: Kleber Sampaio
24/04/2017

2555 COMENTÁRIOS

  1. Tbm acho isso, a novela perdeu no caminho não por atores nem nada do tipo, creio q o roteiro e a enrolação fez isso por si só
    O povo quer agilidade não q fique tudo para o último capítulo.

  2. Pior q vai, vi um vídeo no Twitter deles juntos em uma festa de comemoração pela recuperação dele. No resumo diz q ela ama os dois em diferentes dimensões, então enquanto o Danilo atual não aparecer a tendência é ela ficar com Alain, achando q só ele existe nesse presente.
    Chato isso msm!

  3. Essa novela é vista como um fracasso até mesmo pela direção da globo e como disse o Flavio Ricco virou um problemão na globo e só acaba em março e a audiência só piora. A historia não é ruim. O grande erro foi colocar Rafael Cardoso como Danilo, como bonzinho, e como uma das partes do casal principal da novela e pesar a mão no personagem Alain pra ganhar antipatia e assim as pessoas não torcerem pra ele e se não pesassem a mão no personagem ia acabar gerando uma torcida pra ele ficar com a Cris e atrapalharia o casal principal Danilo e Cris. Teve uma grande desenvolvimento pra Danilo e Cris e mesmo assim a maioria das pessoas não compraram o casal e por isso muita gente desistiu da novela. Não adianta ter meia duzia q torce se a maioria rejeita e desisti de assistir a novela. E não há reformulação q ajude se não tirarem o Rafael Cardoso do centro da novela como par da Cris, ele tá provando q não serve pra ser protagonista bonzinho e a imagem dele ta muito desgastada (e ainda dão 2 personagens de uma vez numa mesma novela), deveria ter descansado a imagem e terem colocado um ator com carisma q o publico compre. Ele é um bom ator, mas não pra chamar uma novela pra si. Se fossem espertos teriam reformulado a novela colocando outro ator pra fazer o Danilo no tempo atual.

  4. Não perdeu nada. Continua a mesmice de sempre. Leia a coluna do Flávio Ricco e verá porque a novela está indo por água abaixo.

  5. O grande lance dessa novela é descobrir quem matou a Julia só que para mim esse fato já esta obvio que foi o Gustavo Bruno ou Dora que a mataram e que o Danilo foi incriminado injustamente. Agora acho o que vai ser mais revelador na novela para mim é saber se o personagem do Rafael Cardoso no presente vai ser do bem ou vilão e se nessa vida o personagem do João Vicente de Castro o Alain vai ser igual a sua vida passada o Gustavo Bruno.

  6. E Julia nao era o amor dele, era do Danilo. Ainda assim ele quis tentar a sua sorte com alguém que amava outro (grande prova de amizade essa, ein?) Como o Alain está sendo injustiçado? O que ele precisa é resolver de uma vez por todas o passado dele com a Isabel e colocar uma pedra em cima do assunto e nao ficar fazendo birras toda vez que ela aparece. Parece que quando as coisas nao saem do jeito que ele quer, parece uma criança birrenta!!!

  7. Entao vamos esperar o Danilo desse tempo aparecer para voce torcer por ele que sera também uma pessoa com defeitos e dificuldades como cada um de nós é, kkkkkkkk

  8. Isso é até justificável. Se ela passa por um portal pode levar qualquer objeto com ela. Contudo, como o celular vai funcionar lá eu não sei kkk sem internet e sem torre kkkk a não ser que ele queira gravar audio, tirar fotos ou mostrar alguma imagem ou vídeo pra alguém kkk

  9. Sinceramente eu respeito se a maioria apoia Cris e Danilo mas, sinceramente e de novo, venho dizer que prefiro ela com Alan (na novela chamam ele de Alan então, é Alan! Alan é bem melhor kkk). Esse negócio de almas gêmeas que reencarnam e ficam juntas já cansei de ver. Chega de mocinho bonzinho que só tem “flores, sorrisos e escreve poesia”. Admiro um mocinho real que tem defeitos, dificuldades e possui desafios. Amo romantismo em estórias classicas e a mistificação por traz delas. Gosto muito de romances de época também pelos costumes, a honra e a seriedade sobre os assuntos que eram tratados e tidos como o correto na época em que se passam mas, cá entre nos: Quem gostaria na vida real ver o amor de sua vida abandonando você para viver um amor que foi seu amor na vida passada? Fala serio! A beleza da vida é porque ela é uma só e, embora Cris e Danilo não tenham vívido a vida inteira juntos eles tiveram seus momentos de felicidade! Largar um amor do presente pra viver um de outra vida (embora pareça justo pro Danilo) é irreal. A vida é linda mas, se a gente vai ser feliz com quem amamos ou se vai durar muito ninguém sabe! É isso que digo! Danilo teve sua chance, foi feliz em alguns momentos e infelizmente ou não, perdeu sua vez! Alan no passado pode ter sido o vilão mas, sua pena foi paga quando seu amor o deixou por seu amigo e, ainda querem fazer ele penar mais? No passado o injustissado provavelmente foi o Danilo mas, no presente está sendo o Alan! Cris não é Julia! Cris é Cris e, portanto, uma outra pessoa que se apaixonou por Alan. O que precisam fazer é somente esclarecer os erros do passado e fazer justiça a quem foi injustiçado, só isso! Segundo o que vejo na novela estou desapontado por enquanto e meio desmotivado a assistir. Enfim, essa é apenas minha opiniao.

  10. Como q Cris vai consegui levar um celular pro passado? kkkkkkkk
    Elisabeth jhin.

  11. Eu vi eles conversando,André agradecendo Vicente por tê-lo ajudado,mas essa conversa eu não ouvir.Deve ter sido no capítulo q eu não assisti.

  12. cara, desculpa mas vc está muito louca, e parece que não pesquisa sobre a novela, a audiência esta baixa sim, mas não tem nada a ver com Rafael Cardoso e nem o fato dele ser o par da Vitoria, a audiência esta baixa pelo fato da trama lenta, e a maioria do povo apoia sim Cris e Danilo, e não Cris e Alain, se informe melhor colega para pode dar opinião sem noção ok?

  13. se for só participação especial vou ficar chateada! eu quero ela até o final da novela!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui