Instituto de Zootecnia SP elabora estudos para aumentar qualidade do leite

0

Ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o Instituto de Zootecnia (IZ) se destaca por desenvolver projetos em sistemas de produção leiteira. As tecnologias envolvidas nos projetos são expostas em feiras do setor agropecuário, de modo a fornecer informações para os integrantes do ramo.

Uma das participações mais recentes do IZ em eventos no território paulista ocorreu na Agrishow 2018 – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, realizada neste mês em Ribeirão Preto e que contou com um estande com iniciativas da pasta.

De acordo com Enilson Geraldo Ribeiro, pesquisador do IZ e diretor do Centro Experimental Central, um sistema de produção leiteira é sustentável quando a qualidade do item e outras fontes de renda geram mais lucratividade para o produtor. Outro ponto a ser ressaltado é a possibilidade amenizar a produção dos gases de efeito estufa. “Com a tecnologia, pessoas e animais terão maior conforto, além de um convívio harmonioso com o meio ambiente”, explica o especialista.

Modelo

Na avaliação da diretora-geral do IZ, Renata Helena Branco Arnandes, o sistema de produção sustentável é uma alternativa ao agricultor para aumentar a produtividade da terra. “O produtor deverá buscar o modelo que melhor se adequar à atividade desenvolvida em sua propriedade”, destaca.

As tecnologias sustentáveis trazem diversos benefícios para toda a cadeia do leite, segundo o secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado, Francisco Jardim. “Há redução de custos, produção mais rápida e o consumidor conta com um leite de melhor qualidade. Além dos benefícios econômicos, o sistema ainda apresenta vantagens ambientais”, analisa.

Desde 2012, o IZ e a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) expandem os estudos relacionados à melhoria da qualidade do leite, englobando desde o produtor até o consumidor. Recentemente, o pesquisador do IZ e da APTA Luiz Carlos Roma Junior divulgou resultados de pesquisas e técnicas para melhoria da qualidade do leite, englobando manejo de ordenha, nutrição e sanidade.

De acordo com o especialista, a análise dos itens é uma ferramenta que pode auxiliar em todos os aspectos de produção, como nutrição, ordenha e manejo e economia, com o objetivo de auxiliar o produtor nas tomadas de decisão. Segundo o pesquisador, os laboratórios do IZ monitoram e realizam estudos em mais de 110 propriedades de cinco regiões paulistas, como Ribeirão Preto, Franca, Piracicaba, Itapetininga e Piquete.

Análises

O IZ oferece as unidades fixas e a móvel para auxiliar o produtor rural na melhoria da produção e qualidade dos produtos. O objetivo é ampliar a lucratividade e sustentabilidade do setor, sobretudo por meio das pesquisas e tecnologias geradas.

A quantidade de leite de vacas e búfalas monitorado nas pesquisas realizadas no órgão passa dos 610 mil litros por mês. São mais de 2200 animais monitorados regularmente. “Ao sempre buscar o aprimoramento da qualidade, o IZ divulga aos produtores os resultados de estudos, do instituto ou parceiros. Isso fortalece a transferência de tecnologia entre todos os elos da cadeia agroindustrial do leite no Estado”, destaca Luiz Carlos Roma Junior.

Do Portal do Governo SP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui