Programação especial agita o aniversário de São Paulo

0

Em comemoração ao aniversário de 465 anos da cidade de São Paulo, museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado vão ampliar o horário de funcionamento no feriado de 25 de janeiro e terão entrada gratuita na data.

Os espaços estarão abertos para visitação até meia-noite e terão programação especial em homenagem à data, com atividades relacionadas à história, à cultura e à diversidade da cidade. Para garantir o acesso à programação, todas as linhas do Metrô e da CPTM vão funcionar em horário especial na data, até 1h.

“Queremos aproveitar a data para mostrar que São Paulo vive, pulsa e é cultura. Um dos principais objetivos da Secretaria é incentivar que as pessoas conheçam e explorem suas cidades. Essa ação foi pensada como um presente para a cidade, que terá uma noite diferente: cultural, acessível, gratuita e com arte de qualidade”, destaca o secretário Sérgio Sá Leitão.

Confira os museus que terão entrada gratuita e ficarão abertos até meia-noite, e a programação que acontece por toda a cidade:

Na Mooca, o Museu da Imigração abordará os temas arquitetura, patrimônio e a trajetória industrial da cidade. No dia 25, das 9h às 13h, a oficina “A Fotografia e a Preservação Arquitetônica”, ministrada por Claudia Chedid, vai apresentar técnicas de fotografia, propor uma reflexão sobre as ideias e pensamentos de John Ruskin – precursor na preservação de obras – e convidar os participantes a fotografarem os cenários da antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás e as exposições do museu.

Para participar, é necessário possuir câmera fotográfica digital e realizar a inscrição pelo email [email protected]. Às 14h, será exibido o filme “EntreVilas”, que mostra o cotidiano de vilas e as lutas operárias que marcaram a trajetória industrial de São Paulo. Em seguida, a produção do filme comandará uma roda de conversa com o público e visita à exposição “Sinta-se em Casa”. Os interessados em participar devem enviar um e-mail para [email protected].

Na região da Luz, a Pinacoteca terá, das 10h à meia-noite, os food trucks Box Brothers, Box da Fruta, Igual da Feira e Fogazza Sobre Rodas no estacionamento. Das 11h às 15h, o “Joga Junto” vai promover atividades educativas relacionadas às obras em exposição para as crianças e famílias. Às 18h, o auditório da Pinacoteca vai ser reinaugurado com pocket-show voz e violão de Zezé Motta, apresentando faixas de “O Samba Mandou me Chamar”, álbum recém-lançado pela cantora.

Os visitantes poderão aproveitar, até meia-noite, as exposições em cartaz, entre elas, “Invenção de Origem”, do artista alemão Lothar Baumgarten, que tratam de tempos e ações que contribuíram para as narrativas sobre a origem da vida, “Coleções em Diálogo: Museu Histórico Nacional e Pinacoteca de São Paulo”, com uma seleção de pinturas, esculturas e desenhos dos dois museus e “Rosana Paulino: a Costura da Memória”, maior mostra individual da artista reconhecida pelo enfrentamento de questões sociais que despontam a posição da mulher negra na sociedade contemporânea.

No Jardim Europa, o Museu da Imagem e do Som – MIS, terá um evento pré-carnaval no dia 25, das 11h à meia-noite. Ao longo do dia, três blocos de carnaval – um deles voltado para crianças – vão comandar a festa com muita música. O evento terá também Dj’s, mostra de filmes e oficinas de maquiagem, adereços de cabeça e máscaras. Além disso, a megaexposição “Quadrinhos”, que revela a história das HQs no Brasil e no mundo, terá entrada gratuita, assim como todas as outras exposições do museu.

No Brás, o Museu Catavento terá atrações para crianças e adultos. Além das exposições, atrações e o borboletário, o “Espetáculo de Mágicas” vai apresentar ilusionismo e abordar os temas química, física e ilusão de ótica em apresentações às 11h30 e às 15h30. Até meia-noite, o público também poderá conhecer a arte do aquarismo na exposição “Aquapaisagismo”, que recria o habitat natural dos peixes, além de visitar as áreas “Engenho”, “Vida”, “Estúdio de TV”, “Terra” e “Astronomia”.

A “Oficina de Bonecas Abayomi” vai ensinar os participantes a confeccionar a boneca considerada amuleto pela cultura africana e a “Oficina Construção de Terrário” vai demonstrar como se constrói um ecossistema em escala reduzida, dentro de um ambiente lacrado. Na data, acontece também, às 10h30 e às 15h30, a “Oficina de Youtubers”, em que será ensinado como fazer vídeos usando iPads.

No espaço “Bic Educa”, os participantes poderão participar de oficinas de lettering, workshop de slime e aulas de desenho, ilustração e esculturas com canetas. Para quem gosta de tecnologia, em vários horários entre 11h e 16h, a experiência “Venturion – Realidade Virtual 4D” vai proporcionar uma aventura imersiva que combina realidade virtual e efeitos especiais e táteis, em um templo antigo repleto de mistérios, e o “Espaço Drone” vai demonstrar conceitos de física e engenharia por meio da operação de um drone.

Dentro da estação República do Metrô, no Museu da Diversidade Sexual, estará em cartaz a nova exposição “Plural 24h”, com fotografias e desenhos de 12 artistas que mostram situações rotineiras vividas por pessoas da comunidade LGBTI+, como a vida de trabalho, a construção e a relação com o corpo, o preconceito e o empoderamento.

No metrô Tiradentes, a Sala MAS, do Museu de Arte Sacra, vai inaugurar a mostra “Adagio”, do artista visual paulistano Allann Seabra, sob curadoria de Bianca Boeckel, com esculturas e um site specific em aço corten que abordam questões da memória, da infância e do tempo. Além das obras no metrô, o jardim do Museu, localizado na Luz, também terá esculturas de aço corten em exposição.

No MAS, será inaugurada também, no dia 25, a exposição “O Sagrado na Arte Moderna Brasileira”, que reúne obras de artistas modernos – como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Victor Brecheret e Candido Portinari -, populares – entre eles José Antonio da Silva, Agostinho Batista de Freitas e Antonio Poteiro – e contemporâneos – como Alex Flemming, Nelson Leirner e Oskar Metsavaht – que fazem alusão à fé e à religião, de modo claro e explícito ou por meio de metáforas.

Museu da Casa Brasileira, na Avenida Brigadeiro Faria Lima, vai comemorar o aniversário da cidade, às 11h, com show do sambista Chocolatte e a Velha Guarda da Vila Maria, que vão levar ao palco o melhor do samba raiz e canções de “Herança Popular”, o mais recente trabalho de Chocolatte. A partir das 20h, o Museu recebe a Fizz Jazz, com seu swing e tradicional jazz. Temas clássicos serão tocados de maneira própria e cheia de energia, além de músicas autorais dentro do estilo. 

Os amantes da história da metrópole poderão ainda participar de visitas orientadas ao acervo com o Educativo MCB, acerca do tema ‘A casa paulista nas coleções do Museu’, em dois horários: às 18h30 e às 21h30. O Restaurante Santinho do MCB também participa da homenagem à cidade de São Paulo: além do menu habitual do almoço, oferecerá, das 19h às 23h, um cardápio especial, inspirado na gastronomia paulista, além dos serviços de bar, com caipirinhas, bebidas alcoólicas e não alcoólicas. 

Quem quer conhecer mais sobre a história de São Paulo poderá aproveitar também a exposição “A Casa e a Cidade – Coleção Crespi Prado”, que apresenta as transformações urbanas que aconteceram na primeira metade do século 20. Vale conhecer também as exposições em cartaz “32º Prêmio Design MCB”, “Concurso do Cartaz” e “Remanescentes da Mata Atlântica & Acervo MCB”.

Na Avenida Paulista, às 10h, a Casa das Rosas vai convidar os visitantes para um café da manhã e conversa sobre a relação de Haroldo de Campos e o romance “Macunaíma”, de Mário de Andrade. Até meia-noite, os visitantes poderão aproveitar as exposições em cartaz no espaço, como “Casa das Rosas: Arquiteturas da Memória”, que conta a história do imóvel, sua preservação, utilização e contexto na cidade de São Paulo.

No Pacaembu, o Museu do Futebol promove, das 10h às 17h, o “Férias no Museu”, espaço na área externa do museu com brincadeiras, jogos, oficinas e atividades, além de recreadores realizando uma série de dinâmicas. Das 14h às 15h30, a atividade “Caixa Preta” vai desafiar os participantes a descobrirem quais objetos do universo do futebol estão dentro de uma caixa preta utilizando apenas o tato.

O público também poderá visitar, até meia-noite*, as exposições do museu, entre elas “Clássico é Clássico e vice-versa”, que traz dados, objetos e curiosidades de grandes rivalidades espalhadas por todo o Brasil. *O museu fechará durante o horário do jogo da final da Copa São Paulo de Futebol Junior. Após o jogo, o museu será reaberto.

“Agradeço às Organizações Sociais responsáveis pelos museus da Secretaria que de pronto apoiaram a iniciativa e prepararam uma programação muito rica e variada para celebrar a data. E à Secretaria de Transportes que também aceitou fazer parte da ação e permitir o acesso dos moradores de todas as regiões da cidade aos museus. Estas parcerias são fundamentais para conseguirmos dar o melhor para São Paulo”, completa o secretário.

serviço

Museu da Imigração
Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, Mooca
Tel.: (11) 2692-1866
Funcionamento: de terça a sábado das 9h00 às 17h00; aos domingos, das 10h00 às 17h00.
Acessibilidade no local – Bicicletário na calçada da instituição

Pinacoteca de São Paulo
Praça da Luz, 02
Tel.: (11) 3324-1000
Funcionamento: quarta segunda, das 10h00 às 17h30, com permanência até 18h00

Museu da Imagem e do Som – MIS-SP
Endereço: Av. Europa, 158 – Jardim Europa – São Paulo-SP
Tel.: (11) 2117-4777
Funcionamento: terça a sábado, (fecha às segundas) 10h00 às 21h00 | domingos e feriados, 9h00 às 19h00
Estacionamento pago no local
Acessibilidade no local

Museu Catavento
Palácio das Indústrias – Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/no (Av. Mercúrio), Parque Dom Pedro II, Centro – São Paulo/SP
Tel.: (11) 3315-0051
Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas), das 9h00 às 17h00 (Bilheteria fecha às 16h00)
Estacionamento pago no local
Acessibilidade no local

Museu da Diversidade Sexual
Rua do Arouche, 24 – Estação República do Metrô – Piso Mezanino, loja 518
(11) 3339-8078
Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas) das 10h00 às 18h00
Acessibilidade no local

Museu de Arte Sacra
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz
Telefone: (11) 3326-3336
Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h

Museu da Casa Brasileira
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano – São Paulo-SP
CPTM Cidade Jardim (850m)
(11) 3032-3727
Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas) das 10h00 às 18h00
Estacionamento pago no local
Acessibilidade no local

Casa das Rosas
Av. Paulista, 37 – Bela Vista (próximo ao metrô Brigadeiro)
(11) 3285-6986/ (11) 3288-9447
Funcionamento: terça a sábado, das 10h às 22h / domingos e feriados, das 10h às 18h

Museu do Futebol
Praça Charles Miller, S/N – Pacaembu, São Paulo- SP
Tel.: (11) 3664-3848
Funcionamento: terça a domingo, das 9h00 às 18h00 (Bilheteria até às 17h00)
Estacionamento na Praça Charles Miller (Zona Azul)

Do Portal do Governo SP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui