Resumo novela “Por Amor” 27/09: no capítulo 108(*) da novela, resumo de sexta-feira, 27 de setembro, Eduarda trata Laura polidamente e ignora suas provocações. Wilson diz a Flávia que gostaria que Helena e Atílio fossem os padrinhos de seu casamento com Márcia. Irritada, Flávia diz que todos a estão recriminando por causa do namoro com Atílio.
Na festa, Eduarda procura Marcelinho e se apavora quando o vê no colo de Laura. Orestes bebe na festa e faz um discurso. Fernando fica preocupado. Brincando com Atílio e Helena, Marcelinho os chama de “papai” e “mamãe”.
Branca conclui que Marcelinho está chamando Helena de mãe porque ela o amamentou e o mal-estar se dissipa. Eduarda diz a Marcelo que se assustou com o olhar de Laura. Flávia chega à mansão e Eduarda e Marcelo se retiram.
Rafael diz a Virgínia que tem um compromisso inadiável e vai embora da festa. Orestes chega bêbado em casa e Lídia o repreende. Flávia vigia cada passo de Atílio, que se irrita. Pedro pede Sirléia em casamento. Eduarda decide ler o diário de Helena.
(*) edição da Rede Globo, Novela “Por Amor”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse: “O que você faria por amor?” Maria Eduarda (Gabriela Duarte) e sua mãe, Helena (Regina Duarte), viajam juntas por motivos opostos: a jovem despede-se da vida de solteira, e Helena procura esquecer o fim de um namoro. Elas conhecem o brilhante arquiteto Atílio (Antonio Fagundes), também brasileiro.
Enquanto isso, Marcelo desperta as maiores inseguranças em sua futura esposa, Maria Eduarda. Mãe e filha engravidam na mesma época e vão para a maternidade juntas. Eduarda perde o útero no parto e dá à luz um bebê doente, que morre logo em seguida. Helena, por sua vez, dá à luz uma criança saudável e implora para que César (Marcelo Serrado) – o médico amigo que as atendia – troque as crianças. No último capítulo todos descobrem a troca das crianças.