Enem 2009 MEC – O ministro da Educação, Fernando Haddad, reconheceu como legítima a devolução dos R$ 35,00 pagos na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2009), para os alunos que não desejarem mais fazer a prova, em função da troca da data. O MEC estuda os procedimentos para a devolução da taxa, que só serão anunciados depois das provas Enem 2009, remarcadas para os dias 5 e 6 de dezembro. Haddad informou nesta quinta-feira, 8, que os estudantes que não quiserem ou puderem fazer a prova na nova data devem enviar uma carta para o Inep fazendo a solicitação do reembolso.
O endereço do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é: SRTVS Quadra 701, Bloco M, Edifício Sede do Inep, Brasília – DF. CEP: 70340-909.
O sistema de acompanhamento de inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009, que permite ao participante redefinir a cidade onde deseja realizar a prova, foi liberado na manhã desta terça-feira, 7. Por meio do sistema, os adeptos de religiões que guardam o sábado ou pessoas com deficiência, que não declararam essa condição no ato da inscrição, podem fazê-lo agora. As alterações Enem 2009 serão feitas até a meia-noite da próxima quarta-feira, dia 14.
Todas as mudanças Enem 2009 devem ser feitas na página eletrônica do sistema. O inscrito deve selecionar o banner para acompanhamento de inscrições e informar o CPF e a senha para ter acesso aos dados. Será possível conferir os dados cadastrais, alterar endereço, informar eventuais condições especiais necessárias para a realização da prova e também redefinir o município — o sistema, aprimorado para reduzir erros involuntários no processo, pede a confirmação do município escolhido para validar a alteração.
As provas Enem 2009 serão aplicadas nos mesmos 1.829 municípios, nos dias 5 e 6 de dezembro. No sábado, 5, os participantes farão a prova I, de ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias; no domingo, 6, a prova II, de linguagens, códigos e suas tecnologias, mais a redação, e matemática e suas tecnologias.
Os horários Enem 2009 também serão mantidos. No sábado, 5, o exame começa às 13h e vai até as 17h30. No domingo, 6, dia da redação, as provas terão uma hora a mais — das 13h às 18h30. O horário é o oficial, de Brasília.
Todos os participantes Enem 2009 receberão, no endereço apresentado na inscrição, um novo comprovante, com o local de prova. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) enviará, aos participantes que informaram o número do telefone celular, torpedos com informação do novo local. Assessoria de Comunicação Social