Em 31 de dezembro de 2009 será comemorado o “Reveillon na Paulista 2010“, 13ª edição desse evento de grande proporção realizado pela Prefeitura de São Paulo e organizado pela Empresa PlayCorp, para o qual a Polícia Militar desenvolveu um esquema especial de policiamento a partir das 17h30, visando garantir a tranquilidade e a segurança das pessoas que participarão do evento.
O evento será realizado na Av. Paulista, no trecho que vai da Rua Av. Brigadeiro Luiz Antonio até a Rua Augusta, com palco de 800 m2 montado na altura da Rua Ministro Rocha Azevedo. A previsão dos organizadores para este ano é de um público de 2.500.000 pessoas que vem de todo o Estado, de diversas regiões do país e até do exterior.
Estão previstas entre as apresentações as cantoras Pitty e Maria Rita, os cantores e compositores Dudu Nobre e Martinho da Vila, a dupla sertaneja Edson e Hudson, o trio KLB e a escola de samba Mocidade Alegre, campeã do grupo especial do carnaval de São Paulo em 2009. O espetáculo será televisionado e terá divulgação nacional. O início está previsto para às 20h e término às 02h30.
Serão empregados cerca de 1200 policiais militares, 69 viaturas de 4 rodas e 47 viaturas de 2 rodas, 10 Bases Comunitárias Móveis, totalizando 116 viaturas. Além do policiamento do evento serão empregados mais 350 PMs no policiamento motorizado, distribuídos entre radiopatrulhas, Força Tática, ROCAM e Unidades Especializadas, Bombeiros e Policiamento Aéreo.
Contando com 16 câmeras distribuídas estrategicamente ao longo da Av. Paulista, a Polícia Militar terá o Posto de Comando instalado no Casarão, n.º 1919 da Av. Paulista ao lado do palco. As ações do policiamento serão coordenadas pelo Comandante do Policiamento de Área Metropolitana Centro, Coronel PM Marcos Roberto Chaves da Silva e terá no comando operacional o Tenente Coronel Renato Cerqueira Campos.
Além da Polícia Militar, outros órgãos atuarão em ações conjuntas no “Reveillon na Paulista 2010” como: Polícia Civil, CET, GCM, METRÔ, SPTRANS, Prefeitura e seguranças do evento, chegando a um total de 2.500 homens. Na área de saúde serão empregados seis médicos, três ambulâncias UTI, 18 ambulâncias de remoção e uma tenda com 10 leitos para atendimentos emergenciais.
Para maior segurança dos participantes, será montada uma estrutura central na Av. Paulista, em formato de espinha de peixe, para dar acesso à policiais e socorristas em qualquer parte do evento. Todas as pessoas que acessarem o local do evento passarão por revista pessoal, objetivando a detecção de armas e qualquer objeto que possa colocar em risco a segurança das pessoas. Não será permitida a atuação de ambulantes nas imediações e principalmente no local da comemoração.
A fim de que a comemoração do “Reveillon na Paulista 2010” possa contar com o melhor nível de segurança a Polícia Militar recomenda:
– que as pessoas evitem portar objetos contundentes ou cortantes (sombrinhas, guarda-chuvas, embalagens de vidro, bicicletas, correntes etc) que possam colocar em risco a integridade das pessoas;
– não será permitida a entrada de bebidas como vinhos, champagnes, cervejas, refrigerantes em lata, garrafas etc.;
– não será permitida a atuação de ambulantes; haverá 80 barracas autorizadas pelo evento para comercialização de bebidas e alimentos;
– não será permitido o uso e/ou porte de fogos e artifícios;
– deve se ter cuidado especial com as crianças e idosos, e em caso de extravios deverão procurar a tenda de serviços localizada atrás do palco;
– deve se evitar a ostentação de jóias, carteiras; trazer apenas um documento e dinheiro apenas para o consumo no evento, tomando cuidado no manuseio de dinheiro;
– cuidado na utilização dos celulares e câmeras dando preferência para uso em locais protegidos e trazendo-as, se possível, presas ao pulso;
– evitar se deslocar para o evento com veículo particular, dê preferência transportes públicos;
– caso venham de carro, colocar em estacionamentos credenciados;
– as pessoas devem adquirir os bilhetes de metrô com antecedência.
Objetivando a segurança e fluidez de trânsito será realizada rigorosa fiscalização quanto aos estacionamentos em locais proibidos, acarretando a imediata remoção para o pátio do DETRAN.