Previsão de chuva no Centro-Oeste, Sudeste e Norte

0

Previsão de chuva – o tempo instável deste início de semana deve-se ao sistema meteorológico conhecido por ZCAS ou Zona de Convergência do Atlântico Sul. O nome deste sistema vem sendo utilizado há alguns anos por alguns centros de meteorologia quando há algumas chuvas persistentes.

“Desta vez, todos os parâmetros meteorológicos necessários para que tal sistema seja nomeado como ZCAS estão de acordo: a presença de uma área de instabilidade chamada de Alta da Bolívia, formada pelo calor e umidade da Amazônia, que alimenta uma frente fria parada sobre o Sudeste” – explica o meteorologista Celso Oliveira. Esta frente fria é impedida de avançar pelo Brasil por conta de uma grande massa de ar seco sobre o Nordeste conhecida por VCAN ou Vórtice Ciclônico de Altos Níveis. “Com estes três sistemas ativos, a chuva fica alguns dias parada atuando entre o Centro-Oeste e o Sudeste e é o caso desta semana sobre o Brasil” – comenta Oliveira.

Segundo a previsão da Somar, nesta noite, o tempo segue firme sobre o Sul do País, oeste e sul de São Paulo e boa parte do Mato Grosso do Sul, por conta de uma massa de ar mais seco. Não faz muito frio nestes locais na madrugada. Tempo firme e sem chuva também sobre a faixa leste do Nordeste, que vai desde o centro do Piauí até Sergipe e o centro e leste da Bahia. Pouca chance de chuva sobre Roraima.

Nos demais Estados brasileiros, o tempo segue instável por conta da ZCAS, que organiza a umidade e também grande volume de chuva sobre o oeste, centro e leste de Minas Gerais, oeste da Bahia, Goiás, Distrito Federal e em alguns locais do Pará e Mato Grosso. Há elevado potencial para alagamentos e outros transtornos em Belo Horizonte, Goiânia, Brasília, Cuiabá, Manaus e Macapá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui