Noventa e um aviões radiocontrolados, projetados e construídos por universitários do Brasil, México, Venezuela e Índia, chegam neste dia 22 de outubro, quinta-feira, a São José dos Campos, SP, para a XI Competição SAE BRASIL AeroDesign, a realizar-se até domingo, dia 25, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), nova denominação do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA). A competição é referência até no Exterior por contribuir para o aumento do conhecimento e o interesse pela aeronáutica entre os universitários de Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas.
Na competição, organizada pela Seção Regional São José dos Campos da SAE BRASIL, 91 equipes (77 inscritas ano passado) irão submeter suas aeronaves desenvolvidas em 61 instituições de ensino, localizadas desde o Amazonas até o Rio Grande do Sul, a provas baseadas em desafios reais da indústria aeronáutica.
No dia 22, quinta-feira, os estudantes farão apresentações dos projetos a bancas examinadoras. De sexta (23) a domingo (25) os aviões alçam vôo, a partir das 7h, na Pista do Aeroporto do DCTA. Serão três dias de só de decolagens e aterrissagens, com mistura de sotaques, culturas e troca de informações sobre a área.
Classe Micro – sete são aviões da Classe Micro, a grande novidade da competição. Na categoria, os projetos têm motor elétrico e dimensões reduzidas: pesam cerca de 500 gramas e são transportados dentro de uma caixa de até 0,125m³, o que equivale a 50x50x50 cm. Uma das equipes da nova categoria é a Fênix, do Instituto Politécnico Nacional, do México, país que será representado por quatro projetos. Da Venezuela, inscreveram-se sete equipes e da Índia, participante pela primeira vez, uma equipe.
Amazonas – 78 equipes são de projetos da Classe Regular. Uma delas é a equipe Amazon Force, da Universidade Paulista (Unip), de Manaus (AM), a única representante do Norte do Brasil na competição. Estreante em 2007, quando ficou em 20º lugar entre 63 inscritas, a equipe de oito integrantes desenvolveu um monoplano, que pesa 3,5 kg, tem capacidade para transportar 12 kg de carga e atingir velocidade de 14 m/s. Determinada, a equipe driblou a falta de recursos (precisava de R$ 22 mil) para representar o estado. “A competição é muito importante para o intercâmbio de informações”, afirma Fabio Binatti, capitão da equipe.
Do Brasil, as equipes representam 16 estados mais o Distrito Federal. São Paulo conta com 34 equipes, Rio Grande do Sul, com oito e Minas Gerais 6. Santa Catarina e o Rio de Janeiro têm cinco equipes cada, enquanto o Rio Grande do Norte e Paraná têm três equipes cada. O Maranhão possui duas equipes. Já a Bahia, Ceará, Espírito Santo, Paraíba, Pernambuco e o estreante Mato Grosso têm uma equipe cada. Brasília conta com quatro equipes inscritas na competição,
Para participar da SAE BRASIL AeroDesign 2009 as equipes, compostas por estudantes de graduação e pós-graduação (stricto sensu), são desafiadas a projetar e construir aviões radiocontrolados em qualquer categoria, e depois submeterem seus projetos a avaliações quanto à concepção e desempenho, feitas por engenheiros da indústria aeronáutica. As avaliações e a classificação das equipes são realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Vôo, conforme o regulamento disponível no site da SAE BRASIL – www.saebrasil.org.br.
Regulamento – Os aviões da competição são classificados em Classe Aberta, Classe Regular e Classe Micro. Na primeira, não existem restrições geométricas às aeronaves ou ao número de motores instalados, desde que a soma das cilindradas dos motores esteja entre 15,08 cc (ou 0,91 in3) e 19,9 cc (1,22in3). Esta categoria inclui pós-graduandos e restringe distância máxima de decolagem: 61m. Já na Classe Regular, os aviões são monomotores, com cilindrada padronizada em 10 cc (10 cm3 ou 0,61 in3). O regulamento impõe restrições geométricas que delimitam as dimensões máximas das aeronaves, que devem ser capazes de decolar em uma distância máxima delimitada, de 30,5m ou 61m conforme estratégia da equipe. A Classe Micro não impõe restrições geométricas aos projetos nem ao número de motores, porém a equipe deve ser capaz de transportar a aeronave dentro de uma caixa de 0,125m³. Nesta classe, as aeronaves podem usar motores elétricos e devem decolar em até 30,5m.
Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL, ressalta que a Competição SAE BRASIL AeroDesign coloca os estudantes de engenharia em contato com o exercício real da profissão. “A competição põe à prova as habilidades do futuro engenheiro, ao promover situações vivenciadas pelos profissionais que já atuam na área”, afirma. Botelho acrescenta que a competição é uma oportunidade para o estudante desenvolver a comunicação interpessoal. “Ter habilidade na comunicação é extremamente importante para o desenvolvimento da engenharia e este quesito entra nas avaliações da competição”, afirma Botelho.
Treze empresas e instituições apostam no sucesso da competição: EADS, Embraer, Dassault Aviation, GE, Honeywell, Rolls-Royce, SAP, SSAB, CEF, Rockwell Collins, Infraero, Zodiac e Parker Aerospace.
Ao final da competição, as duas equipes da Classe Regular e a primeira da Classe Aberta e da Classe Micro que obtiverem a melhor pontuação ganharão o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2010, nos Estados Unidos, onde equipes brasileiras acumulam histórico expressivo de participações, incluindo quatro primeiros lugares, na Classe Regular e Classe Aberta. A East Competition é realizada pela SAE International, instituição que deu origem a SAE BRASIL e da qual esta é afiliada.
XI Competição SAE BRASIL AeroDesign
22 a 25 de outubro – Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)- São José dos Campos/SP
Total de equipes inscritas: 91 equipes (77 em 2008)
? estrangeiras: 12 equipes (7 Venezuela, 4 México e 1 da Índia)
? de equipes brasileiras: 79 (de 16 estados + DF)
? de instituições de ensino representadas: 61
? médio de estudantes inscritos: 1,1 mil
? projetos Classe Micro: 7
? projetos Classe Regular: 78
? projetos Classe Aberta: 6
Programação:
Dia 22 – das 8h30 às 17h – solenidade de abertura, showroom dos projetos no Prédio de Eletrônica e Computação do ITA e apresentações orais das equipes nas salas do Prédio da Divisão Aeronáutica do ITA.
Endereço – praça Marechal Eduardo Gomes, 50, Jardim das Acácias, SJCampos
De 23 a 25 – das 7h às 18h – Competição de Vôo, na Pista de Táxi do Aeroporto do DCTA – aberta ao público. Acesso pela avenida dos Autonomistas, ao lado da Embraer.