O maior e mais importante projeto de responsabilidade social das estradas brasileiras, a “Caravana Siga Bem”, patrocinada pela Petrobras e Petrobras Distribuidora, inicia hoje sua quinta edição. O projeto, que é a maior ação social e promocional itinerante realizada nas estradas da América Latina, leva informação e conscientização sobre questões como segurança nas estradas, cuidados com o meio ambiente, violência doméstica, entre outros. Desde 2004, mais de 1,2 milhão de caminhoneiros já participaram do projeto.
O evento de lançamento foi realizado no Posto Sakamoto (km 210,5 da Via Dutra, sentido Rio/São Paulo). Estiveram presentes a primeira-dama Marisa Letícia, o ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial de Direitos Humanos, a ministra Márcia Lopes, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Carmem Silveira, secretária Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do adolescente e Aparecida Gonçalves, secretária Nacional de Enfrentamento a Violência contra as Mulheres, da Secretaria de Políticas para as Mulheres.
Representando o Sistema Petrobras, participaram do evento o diretor da Rede de Postos de Serviço da Petrobras Distribuidora, Luiz Cláudio Caseira Sanches, o gerente executivo da Comunicação Institucional da Petrobras, Wilson Santarosa, o gerente de Responsabilidade Social da Petrobras, Luis Fernando Nery, além do superintendente da Policia Rodoviária Federal do Estado de São Paulo, Inspetor José Marcelo Gondim e do cantor Sérgio Reis. Todos assinaram um manifesto contra a exploração e violência sexual de crianças e adolescentes.
Voltada essencialmente para caminhoneiros, a Caravana Siga Bem cobrirá grande parte do território brasileiro (10 estados), em uma extensão aproximada de 15 mil quilômetros, com caminhões e carretas e fará paradas em postos da nova rede Siga Bem da Petrobras Distribuidora. Nestas paradas, além das ações sociais, os profissionais da estrada também contarão com atividades de lazer e culturais. “O grande objetivo é valorizar e conscientizar os motoristas profissionais sobre temas ligados às questões sociais, a segurança e ao meio ambiente”, destaca Wilson Santarosa, gerente executivo da Comunicação Institucional da Petrobras, que patrocina a Caravana desde sua primeira edição, em 2004.
A Caravana Siga Bem envolve diversas ações de responsabilidade social como a campanha Siga Bem Criança de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes com a divulgação do Disque 100 para denúncias; o Siga Bem Mulher, que envolve ações de conscientização, alertando sobre como prevenir e eliminar a violência doméstica e familiar contra as mulheres com um canal aberto para ajuda, orientação e denúncias, o Ligue 180; orientações sobre segurança nas estradas e atitudes mais conscientes ao dirigir e cuidados com o meio ambiente.
Campanhas em defesa das mulheres, crianças e adolescentes
Desde que foi lançada, a Caravana Siga Bem já percorreu mais de 120 mil quilômetros, visitou aproximadamente 200 municípios brasileiros e contou com a participação efetiva de cerca de 1,2 milhão de motoristas profissionais em 457 eventos durante 828 dias na estrada.
“Antes da primeira edição da Caravana, o Disque 100 recebia cerca de 12 denúncias por dia. Na última edição, fruto de uma campanha maciça de conscientização nas estradas, as denúncias envolvendo situação de risco contra crianças e adolescentes saltaram para 90 por dia”, destaca Santarosa.
O Siga Bem Mulher é uma ação da Petrobras, desenvolvido em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Governo Federal, que visa conscientizar a população sobre a lei Maria da Penha e divulgar o Serviço Ligue 180, que tem como objetivo orientar as mulheres sobre os seus direitos e divulgar os serviços públicos especializados de atendimento às mulheres em situação de violência.
Neste ano, a Caravana Siga Bem, com duração de seis meses, fará 22 paradas nos postos BR identificados com a nova comunicação visual. “São os postos Premium da rede BR”, explica Luiz Sanches, diretor da rede de postos da Petrobras Distribuidora. De acordo com Sanches, em muitos destes postos a passagem da caravana marcará, também, a festa de reinauguração do estabelecimento, agora com a marca de excelência da “Rede Siga Bem”.
Um posto com a marca Siga Bem oferece a seus usuários uma série de comodidades e serviços diferenciados, além de seguir, rigorosamente, os padrões de qualidade estabelecidos pela Petrobras Distribuidora para postos com este perfil. “Nestes postos, os usuários têm a garantia de encontrar produtos da mais alta qualidade, serviços profissionais, segurança efetiva e um sério compromisso com o meio ambiente e as ações sociais capitaneadas pela Petrobras”, destaca Sanches.
Cultura, diversão e segurança
Como já se tornou tradicional em todas as paradas da Caravana, os motoristas e seus familiares têm a oportunidade de participar de diversas brincadeiras e ações lúdicas e assistir, gratuitamente, espetáculos de teatro sobre temas sociais e ambientais e, também, grandes produções do cinema nacional.
O elenco das peças teatrais é formado pelos próprios profissionais que acompanham a Caravana ao longo do seu percurso, inclusive seus motoristas, que interpretam roteiros relacionados à segurança nas estradas, outro tema central de palestras ministradas por profissionais do Departamento de Ensino da Polícia Rodoviária Federal. O objetivo é a conscientização sobre os níveis alarmantes de acidentes fatais nas rodovias brasileiras.
De acordo com estatísticas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), com base em dados da Polícia Rodoviária Federal, no ano passado 7.383 pessoas morreram em acidentes nas rodovias federais. São cerca de 20 mortes por dia, causadas, na maioria das vezes, por imprudência ou desrespeito às normas mais elementares de trânsito. O ano passado foi o pior ano dos últimos 12 anos em acidentes fatais. Em 2008 foram registradas 6.945 mortes nas estradas. E, neste ano, o quadro não apresentou, até agora, melhorias: até junho 4.068 pessoas já perderam a vida em acidentes com veículos nas estradas.
Caminhoneiro do ano
Além das atividades culturais e educativas, a equipe da Caravana aplicará aos caminhoneiros testes de conhecimentos em computadores instalados em carreta especialmente desenvolvida. O conteúdo abordará temas sobre Código Nacional de Trânsito, Mecânica, Responsabilidade Social e Meio Ambiente. A cada mês, três motoristas serão selecionados pelo maior número de acertos no menor espaço de tempo.
No final da Caravana será escolhido o “Caminhoneiro do Ano” que, como prêmio, ganhará um caminhão zero quilômetro.
Cobertura completa
Na TV: Todas as etapas da caravana serão transmitidas pelo programa “Brasil Caminhoneiro”, exibido aos domingos, em cadeia nacional, às 10h30, pela Rede Bandeirantes de Televisão.
No rádio: O programa “Siga Bem Caminhoneiro”, ancorado pelo cantor Sérgio Reis, é transmitido diariamente em 170 emissoras de todo o País.
Na WEB: O site www.brasilcaminhoneiro.com.br fará a cobertura ao vivo das ações da caravana nas estradas.
CARAVANA SIGA BEM:
Período: outubro de 2010 a março de 2011
Equipe: 30 profissionais
Caminhões/Carretas: 4
Veículos de apoio: 3
Quilometragem total: 15 mil
Número de estados: 10
Número de cidades visitadas: 31