Já foram iniciados os primeiros metros dos mais de 4 quilômetros de asfalto novo que serão feitos na ampliação da Avenida Sete de Setembro. A obra começa na BR 319, no bairro Nossa Senhora das Graças e se estenderá até a rua Edgar Graeff, no Bairro Escola de Polícia, localizada algumas quadras além da Avenida Mamoré. O custo da obra é estimado em R$ 4 milhões e 500 mil, com recursos do Governo Federal através do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Obras e Projetos Especiais (Sempre), licitou e contratou três empreiteiras para executar o projeto.
O Prefeito Roberto Sobrinho determinou que a obra fosse reiniciada assim que o inverno terminasse, e no final do mês de abril a ampliação foi retomada. Roberto Sobrinho visitou a obra no começo dos serviços e acompanhado da secretária municipal da Sempre, Silvana Cavol. O prefeito também falou com moradores da região, de quem ouviu agradecimentos e sugestões, “Porto Velho está cada vez mais agitada devido ao progresso que está acontecendo em nosso município. Um dos efeitos é o crescimento do número de veículos em nossas ruas, e precisamos tomar medidas preventivas como esta, que vai desafogar o trânsito e garantir mais segurança e celeridade aos motoristas quando estivem indo e voltando de seus afazeres”, destacou o prefeito quando da visita.
Uma obra idêntica foi realizada pelo prefeito na Avenida Pinheiro Machado, que foi ampliada e passou a ligar a Avenida Farquar, no Centro, até a Avenida Mamoré, no bairro Aponiã, também para facilitar e desafogar o trânsito.
Outras secretarias municipais estão envolvidas no projeto, a de Trânsito e Transportes (Semtran), fará a instalação da sinalização horizontal e vertical nos cruzamentos das vias, incluindo alguns semáforos, que serão definidos pelos engenheiros de trânsito. A Empresa Municipal de Serviços Públicos (Emdur) levará a iluminação, através da instalação de luminárias e lâmpadas ao longo da via.
Nova Paisagem
O local da obra está mudando o panorama da região, que durante anos foi ocupado por residências construídas sobre a área da Avenida. Todos os proprietários foram indenizados com relação às construções, já que o terreno é do município. Onde antes se via apenas casas já é possível enxergar a nova extensão da Avenida Sete de Setembro com a antiga até a região central, dando uma idéia da grandiosidade do projeto. A expectativa é de que a obra seja concluída até o final do mês de outubro de 2.010.
Para que a ampliação fosse possível, também foi realizada uma grande canalização, drenagem, pavimentação e asfaltamento sobre um igarapé no local e no canal dos Tanques. Com esta intervenção a Sete de Setembro que antes terminava na BR 319 já está cruzando a Miguel Chaquian, João Pedro da Rocha e outras no sentido bairros.