Oficialmente encerra amanhã a campanha de vacinação contra a gripe Influenza H1N1 em Ji-Paraná. Porém, como informa a Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) as vacinas ainda estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) por tempo indeterminado para atender, até segunda ordem, às pessoas relacionadas nos grupos prioritários determinados pelo Ministério da Saúde.
Segundo a enfermeira Daniela Aidar, diretora da Divisão de Imunização, pelo calendário disponibilizado pelo Ministério, amanhã, 21, é o último dia da campanha, ou seja, a vacina contra o vírus Influenza deixa de ser ofertada aos sábados, em pontos avançados de vacinação (como nos supermercados) e em alguns pontos estratégicos criados propriamente para a campanha, como é o caso da UBS Ceci Cunha.
“As vacinas continuarão sendo disponibilizadas nas unidades de saúde às crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes, doentes crônicos, jovens de 20 a 39 anos e idosos. Ainda não temos nada oficial de até quando as vacinas serão disponibilizadas para a população e se irá se estender a outros grupos específicos”, explicou Daniela.
Meta
Das 17 mil pessoas que deveriam ser vacinadas em Ji-Paraná, segundo meta do Ministério da Saúde, 3,5 mil foram imunizados. Para a diretora da Divisão de Imunização, depois de adicionados os dados da campanha na zona rural, os números da vacinação no município contra a Influenza ficarão mais próximos da meta.