Tudo pela beleza

0

Tudo pela beleza – cada vez mais preocupados com a aparência, os brasileiros são responsáveis pelo posto de terceiro país que mais produz cosméticos em todo o mundo. Com o aquecimento do mercado nacional e a ascensão da nova classe C, as expectativas de crescimento são bastante otimistas, e prometem movimentar mais de 29 bilhões de reais no ano de 2012. Com papel importantíssimo nesse processo, as mulheres que compõe a chamada nova classe média, além de serem grandes consumidoras desses produtos, são também as mobilizadoras das vendas porta-a-porta, principal forma de comercialização das empresas nacionais de cosméticos e que mobilizam grande parte das interações nas redes sociais.

De acordo com pesquisa realizada pela MITI Inteligência, as empresas do segmento mais lembradas pelo consumidor nas redes sociais são Natura, Avon e O Boticário. Disparada à frente das concorrentes, a Natura teve quase o dobro de interações das outras empresas no período analisado. A postura sustentável assumida pela empresa e o contato direto com o consumidor feito através das consultoras de vendas Natura são algumas estratégias adotadas pela empresa que os consumidores percebem de maneira positiva e acabam retransmitindo essa impressão no ambiente web.

Os veículos especializados são responsáveis pela maioria das notícias veiculadas sobre cosméticos no Brasil. Logo em seguida, aparecem os regionais, seguido dos veículos online. O Portal que mais noticiou informações sobre a indústria de cosméticos nacional foi o Fator Brasil, portal especializado em negócios e geração de oportunidades, que veiculou 15 notícias no período estudado.

A região sudeste é a que mais publica conteúdo sobre o tema. Com 61% do total veiculado no país, o pólo econômico brasileiro concentra grande parte das notícias sobre a Natura. Também com volume considerável de publicações, a empresa paranaense O Boticário, já consegue abocanhar uma fatia do mercado dos grandes centros do país, somando cerca de 17% do volume total publicado no eixo Rio – São Paulo, através de seu sistema de franquias.

Outras empresas também possuem representatividade significativa no setor. Contém 1 Grama, Embeleze e Racco perto das líderes de mercado ainda apresentam números singelos, mas se analisadas individualmente verifica-se o grande potencial de crescimento que devem vislumbrar nos próximos anos. Com o mercado em plena expansão, elas abocanham uma fatia que representa um faturamento de mais de 600 milhões de reais só no ano de 2010.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui