Calor toma conta do Brasil pelos próximos 15 dias

0

Segundo os meteorologistas da Somar, não há previsão de grandes ondas de frio avançando pelo Brasil pelos próximos 15 dias. Os poucos declínios de temperatura serão registrados somente no Rio Grande do Sul entre quarta e quinta-feira desta semana, entre 13 e 14 de agosto e a partir do dia 20 desse mês.

O calor toma conta do Brasil pelos próximos 15 dias. Os maiores destaques vão para esta semana e para o período entre 16 e 20 de agosto, quando a máxima passa dos 36°C no norte de Mato Grosso do Sul, boa parte de Mato Grosso, oeste do Maranhão e toda a Região Norte.

No Sudeste, a temperatura mais elevada será registrada no fim desta semana, quando a máxima chega a quase 33°C no norte, oeste e noroeste de Minas Gerais e no noroeste de São Paulo.

A massa de ar seco segue atuando no interior do Brasil e inibe a formação de nuvens de chuva, o que favorece baixos índices de umidade relativa do ar, além de vários novos focos de queimadas. Somente nesse mês de agosto foram registrados 4818 focos de queimadas em todo o Brasil, cerca de 190% a mais do que a do ano passado. Só no Estado do Maranhão ocorreram 1220 focos de queimadas, representando cerca de 1240% a mais em relação ao ano anterior.

Em Minas Gerais, autoridades locais classificaram a situação de 17 cidades como sendo de emergência por contada seca. E a estiagem continua atingindo não só apenas os moradores mais também os produtores da região. Em Arinos-MG, por exemplo, (região situada no noroeste mineiro), desde abril/2011 até julho/2012 choveu somente cerca de 60% do esperado para o período, ficando todos os meses abaixo da média climatológica.

Segundo previsão da Somar, a massa de ar seco continua atuando em todo o interior o Brasil hoje e também nos próximos dias. Esta condição de tempo seco mantém a umidade do ar baixa, podendo atingir níveis abaixo dos 20% no meio da tarde. Os baixos índices de umidade e o calorão mantêm alto o potencial para queimadas, por isso, a população deve ter atenção redobrada para não causar incêndios. Atos irresponsáveis, como jogar bitucas de cigarros é uma das causas dos incêndios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui