FGV estima alta de 0,78% do Produto Interno Bruto de janeiro para fevereiro

2555

O Monitor do Produto Interno Bruto (PIB)-Fundação Getúlio Vargas (FGV) indica que o PIB (a soma de todas as riquezas produzidas pelo país) cresceu 0,78% de janeiro para fevereiro na série com ajuste sazonal, registrando a segunda variação mensal positiva consecutiva da série. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV).

O indicador estima mensalmente o PIB em volume e tem por objetivo, segundo a fundação, “prover a sociedade de um indicador mensal do PIB, tendo como base a mesma metodologia das Contas Nacionais do IBGE”.

Para o coordenador do monitor Claudio Considera, os dados confirmam os sinais de que a economia brasileira vem se recuperando. “É uma recuperação consistente e que já vem se verificando desde o ano passado”.

Ele disse que os números da média móvel trimestral, ao fechar fevereiro com expansão de 0,15%, confirmam a recuperação. Na comparação com o trimestre terminado em novembro de 2016, o PIB, ao expandir 0,15%, acusou a primeira taxa positiva após oito trimestres negativos consecutivos. “É de se esperar que este ano o PIB volte a fechar positivo, embora ainda não se possa mensurar a magnitude do crescimento”, afirmou Considera.

PIB vem apresentando recuperação

A FGV ressaltou, porém, que a taxa trimestral móvel do PIB no trimestre encerrado em fevereiro, quando comparada com o mesmo período do ano anterior, apresentou queda de 0,9%. Nesta comparação, no entanto, o PIB tem apresentado recuperação desde janeiro de 2016 quando a taxa apresentou recuo de 6%.

Segundo a FGV, no setor industrial, a única variação negativa apresentada nesta comparação é a da atividade de construção (-7%), enquanto que, no setor de serviços, apenas serviços imobiliários (+0,1%) e administração pública (+0,1%) tiveram variações positivas.

O consumo das famílias recuou 2% no trimestre fechado em fevereiro na comparação com o mesmo trimestre de 2016. Já em termos monetários, o PIB de fevereiro, em valores correntes, alcançou R$ 530,46 bilhões, acumulando no ano R$ 1,53 trilhão.

Nielmar de Oliveira – Repórter da Agência Brasil
Edição: Kleber Sampaio
24/04/2017

2555 COMENTÁRIOS

  1. Super concordo com essa matéria. Agilidade e Rafael Cardoso fará uma grande diferença na trama.

  2. Trechos publicados pelo site TVFoco hoje :
    A Globo está vivendo um dilema e tanto com sua atual grade de programação! Entre as atrações envolvidas está a novela das seis Espelho da Vida que anda frustrando o telespectador da emissora. Isso porque o folhetim tinha [e ainda tem] um potencial enorme, mas não agradou.

    O que o público mais quer é ver Rafael Cardoso chegar nos dias atuais da trama, algo que está previsto para dezembro, além disso, o passado de Julia Castelo está lento e falta revelar quem são as vidas passadas de vários personagens. Talvez se Jhin fizer algumas alterações em sua história e deixá-la mais ágil a novela engrene de vez ao envolver um quadrado amoroso formado por Vitória Strada, João Vicente de Castro, Rafael e Alinne Moares.

    Por essa matéria, chego a conclusão que a preferência do público é pelo casal Danilo/Pedro e Cris/Julia, mesmo com críticas pela trama não estar ágil.

  3. Ele superou em ser insuportável, achei q não era possível. Um grosso, chato…

  4. ALAIN DEPOIS QUE LEVOU UM CHUTO NO TRASEIRO FICOU MAIS INSUPORTAVEL DO QUE NUNCA COITADA DA CRIS

  5. Vi no Twitter comentários sobre Alain ter gritado com a Cris, foi no globoplay assistir. Hj ficou um pouco mais claro o qnt ele é descontrolado, não creio q GB tenha sido diferente. Macho escroto na vida passada e nessa.
    #assediomoral

  6. Enfim alguém que pensa como eu. Outro dia falei aqui que o Rafael Cardoso tava saturado e quase me linxaram, kkkkkkk. Na boa, eu que não aguento o casal junilo. É tudo óbvio demais e sem perspectiva, além do que realmente o Rafael cansou. A cena de Cris e Alain no chuveiro valeu por “todas” as cenas com Danilo.

  7. Sim, com certeza. A imaturidade dele e a insegurança que ele sente ainda são bem evidentes.

  8. o final não da para saber o que posso dizer que não tem nenhuma chance de ser Alain e Isabel

  9. Mas é pq o Alain é protagonista. Só não concordo com o espaço q estão dando pra Isabel.

  10. Vi um vídeo de uma entrevista do Rafael Cardoso no Twitter dele dizendo q amou o convite pra novela pq ja tinha vindo de dois vilões seguidos e agora seria mais leve, mais suave. Dá margens pra entender q ele não será vilão
    .. . Assim espero.

  11. Sou fado trabalho do Rafael sim, já provou q sabe atuar e muito bem, porem o q vejo são fatos. Compare os dias os q tem ele na novela com os dias q são apenas núcleos chatos e sem conteúdo (o q de fato não o caso do Alain q tem uma história a ser contado,porem o ator é ruim é ruim msm), verá q audiencia nao perde para a concorrência. Bjus de luz no seu core e seja mais educada com as discussões. Qnd se coloca comentários tem q esperar pessoas q concordam ou nao. Passar bem. Qnd se colo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui